Sugestões Enólogas do Aprendiz: VILA REGIA 2006 (Branco) - Douro
A mesma casa que faz o Esteva e o sobejamente falado e referenciado Barca Velha tem na marca VILA RÉGIA o seu vinho de acesso ao grande público. Tinto ou Branco, posso apenas pronunciar-me sobre este branco de 2006, a rondar os 3 euros e meio.
A definição da experiência, que se encontra atrás no rótulo, é bem fidedigna. Podem contar com um vinho fresco, jovem, frutado, sem grades eloquências, obviamente, mas que é sempre uma compra acertada. Se o refrigerarem em demasia, como quase todos os Brancos sem grande 'volume' aromático, fica água. Cuidado nisso.
Encontram em qualquer grande superfície, e quanto a mim, de entre os vinhos Brancos que a Sogrape tem até 5 euros, continuo a preferir pagar mais €1,5 e a optar pelo Planalto, no caso de se tratar de uma refeição mais nobre e com tempo e espaço para se ir saboreando. Para acompanhar uma jantarada de muitos amigos em que a conversa é que é o prato forte, bem, então aí este Vila Régia é mais do que óptimo.
Aprender Inglês é Fácil
Recebi isto por e-mail do meu amigaço algarvio Marco, e achei extremamente engraçado. Por isso resolvi-me a colocar aqui esta curta aula de inglês, ou de como aprender inglês nem sempre é assim tão fácil:
1. Módulo Básico
Em português: Três bruxas observam três relógios Swatch. Que bruxa observa que relógio ?
Em inglês: Three witches watch three Swatch watches. Which witch watch which Swatch watch?
2. Módulo Avançado
Em português: Três bruxas "travestis" observam os botões de três relógios Swatch. Que bruxa travesti observa os botões de que relógio Swatch ?
Em inglês: Three switched witches watch three Swatch watch switches. Which switched witch watch which Swatch watch switch?
3. E agora para especialistas:
Em português: Três bruxas suecas transexuais observam os botões de três relógios "Swatch" suiços. Que bruxa sueca transexual observa que botão de que relógio Swatch suiço ?
Em inglês: Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedish switched witch watch which Swiss Swatch watch switch?
TV & INTERNET - o que podemos esperar para 2008?
Um interessantíssimo artigo da ReadWriteWeb que faz de forma muito sintética a repescagem dos principais acontecimentos em 2007 sobre a Tv na internet, bem como lança as questões, dúvidas e desejos comuns sobre esta área para o ano de 2008.
Podem ler aqui:
http://www.readwriteweb.com/archives/internet_tv_2007_year_in_review ->
www.fhm.pt - FHM Portugal
A revista FHM lança-se na internet, com a versão do seu site internacional www.fhm.com para o nosso país, em www.fhm.pt.
Como notas:
- A alarvidade da assinatura do site junto ao logótipo FHM: "actualizado diariamente" (!!!!) alarvidade esta originária já do site-mãe - updated daily- alguém pode dizer a quem teve esta brilhante ideia o quanto isto é... ehr.... estúpido! parece querer fazer pensar que não é um statement, mas antes um pedido de esclarecimento... péssima ideia!
- A preocupação em entrar para os rankings da marktest, visto em secções como as de fotografias das meninas FHM, onde cada clique obriga a um refresh integral das páginas e assim potencia o aumento do número de pageviews
- A boa localização da publicidade (seguido do modelo do site FHM.com) de onde se nota a ligação ao grupo pela pululação de banners ao Expresso...
- A criação de várias áreas vídeo, recorrendo ao YouTube
Como nota menos positiva, desde já, noto a extrema lentidão do site, talvez devido ao serviço de alojamento usado. Páginas/Secções como o blogue da redacção demoraram-me horas a abrir...
PHOTOSYNTH > Microsoft Live Labs
O PHOTOSYNTH é uma das mais recentes tecnologias lançadas pelos laboratórios da Microsoft. Combina dezenas ou centenas ou pode mesmo ir a milhares de imagens de um mesmo local para formar uma versão tridimensional desse mesmo local, objecto ou documento. As fotos podem ter sido tiradas por pessoas diferentes e com máquinas diferentes.
O início disto teve por base o SeaDragon, criado para gerir grandes volumes de informação visual de forma rápida e intuitiva. Basicamente a solução (ver link do vídeo, mais abaixo) parte de fornecer apenas a informação que 'cabe' no ecrã - ou seja, o total de pixéis da resolução de ecrã que temos definida no nosso computador. Assim, ao aceder a uma foto, descarregamos apenas a foto para a resolução que pedimos, e não a foto na sua versão original; se fizermos zoom, iremos igualmente descarregar novamente não a foto inteira, mas apenas a parte da foto que ficará visível para a nossa resolução de ecrã.
clever, hum!?
=)
Podemos ver um exemplo disto em funcionamento tendo por base a Praça de S. Marcos, em Veneza, Itália:
http://labs.live.com/photosynth/collection=sanmarco/ ->
Basicamente o princípio de acoplagem das fotos é o mesmo que o de programas tão simples como o PhotoStitch da CANON: áreas da foto com características únicas servem de chave para outras poderem aí encaixar e formarem todas, então, este ambiente virtual e tridimensional.
Actualmente a Microsoft está já a aplicar esta tecnologia nalguns mapas do Live Search Maps, (basta escolher a opção 3D).
Microsoft Live Labs ->
Mais sobre o Photosynth ->
Podem também ver um vídeo explicativo feito pela WIRED, aqui:
http://labs.live.com/Photosynth+On+PBS ->
(obrigado Zé, pela dica!)
BBC - nova homepage em versão beta
http://www.bbc.co.uk/home/beta/
Está já lançada a nova homepage da BBC.
Ao fim de vários anos, finalmente a BBC lança novidades na sua homepage, onde raramente (e bem) mexeu. Em termos de look&feel a CNN estabeleceu a linha que aqui a BBC replica pontualmente. No geral, está no bom caminho. Também verei agora com mais atenção.
Podem ver aqui: http://www.bbc.co.uk/home/beta/
(gracias pela info, João!)
...........................................................................................
NOTAS À POSTERIORI:
- demasida tónica nos RSS feeds
- demasiado iGoogle no conceito: drag n' drop das caixas mais a edição dentro das caixas dos feeds que quero ler -> ainda para masi as experiências neste campo têm mostrado pouca adesão a isto
- pouca ou rara referência ao áudio e vídeo
- pouca ou rara ênfase dada à Tv, seja on-demand, seja aos streams
- no geral, há um enfoque excessivo, a meu ver, às notícias
- curiosa e compreensível a colocação da meteorologia no topo, a manter a tendência da homepage anterior
- área CBeebies pouco explorada (e a BBC tem tanto!)
- boa simplificação do directório ao fundo
- erro de iniciado: colocar ao lado do título "Top News Story" o título da notícia; erro de usabilidade; está fora da notícia, e no resto da página nenhum título aparece nesta área; só reparei que era o título da notícia agora que estou a ver a página em detalhe (!!!)
MSN - Tv
E por falar em MSN, vale a pena dar um pulo à TV do MSN, ou mais propriamente, do msnbc.com.
O projecto (claro está) encontra-se ainda em versão 'beta' (parece que o google conseguiu tornar isto uma moda). Podem experimentar a Tv Msnbc aqui:
"http://www.msnbc.msn.com/id/21134540#22182339" ->
O layout é bastante intuitivo e a navegação simplificada. Todo o player está em flash, bem como o próprio stream do vídeo. A publicidade está engenhosamente integrada, não só no buffering do vídeo, como no fundo da janela após o carregamento do vídeo, com opção de clique e ampliação do banner.
Vale a pena acompanhar.
http://msn.pt - novo site do MSN em português
Pelo que se sabe, o novo site do MSN em português e para Portugal está para breve.
Actualmente, contudo, pesquisando por "msn portugal" ainda encontramos no google em primeiro lugar o site do MSN Encarta, o que deve ser uma grande chatice (leia-se dor de cabeça) para a equipa do MSN, que se desunha para combater o IOL e o AEIOU e o CLIX e afins.
Actualmente, o site do MSN está em "http://pt.msn.com/" ->
Os anunciantes serão, como sempre, os primeiros a saber o que o novo msn.pt traz, em que notícias vai centrar-se, bem como nas ofertas de serviços - o mesmo é dizer: para quem se destina o novo msn.pt. Sabendo isso, o site do msn.pt passa então a estar claro na mente dos anunciantes e, obviamente, a ter ainda mais viabilidade para a equipa do MSN agendar investimentos e passos no futuro.
Actualmente, o look&feel ainda são do velhinho MSN, mas não me admiraria se as páginas novas do MSN fossem já beber ideias e soluções à próxima página da MSNBC.com. Podem espreitar a 'tour' interactiva aqui: "www.msnbc.msn.com/id/21598273/" ->
Sobretudo o que falha na actual página do msn.pt é que olhando para as caixas, não percebemos para quem é o portal. Temos notícias de economia, mas também de concertos de bandas exclusivamente orientadas para um público jovem. Temos perguntas em português mas instruções em inglês. Temos passatempos e ofertas para o mesmo público jovem mas igualmente um tom coloquial, só usado para comunicação mais abrangente e não focalizada...
Fico então a aguardar com alguma expectativa o início de 2008 e o novo msn.pt.
LISBOA - no Top do New York Times
O The NEW YORK TIMES estabeleceu um top de 53 cidades que consideram como 'must see' em 2008. E Lisboa ficou em segundo lugar. As razões para Lisboa se colar ao cume foram a emergência da arte e cultura como prioridades na agenda da cidade. O Museu Berardo está já a dar frutos. Bem como os fortes investimentos em qualidade, em grande parte dos hotéis de Lisboa, sobretudo nas zonas históricas.
Lisboa vive e respira saúde. Nós que todos os dias a vivemos, damos por ela de fugida, em dívidas, embrenhada em caos aqui e ali e com a beleza escondida, por vezes. E por entre as grandes indecisões pelas quais passa Lisboa, esperemos que estas e outras boas notícias tragam mais e mais gente, e que isso acelere a recuperação dos bairros, das casas devolutas e o cuidado com os parques e jardins.
Artigo do New York Times "The 53 Places to Go in 2008" ->
Página do New York Times com a agenda para Lisboa ->
Obrigado Nuno pela dica!
www.ebuga.es
http://www.ebuga.es ->
Chama-se EBUGA e é um site espanhol onde os utilizadores podem opinar sobre o seu carro. O design é bem simpático e a ideia interessante, sobetudo para o óbvio e rápido clique no modelo que nós temos ou ambicionamos ter e vermos a diferença entre os rankings.
Claro que o perigo, nisto, é a manipulação. Tal como nos fóruns (de carros, perfumes, vinhos, etc.) há imensos utilizadores registados em prol de algumas marcas, para enviezar e adulterar os rankings. Um pouco como acontece com as empresas que maximizam os rankings de alguns sites nas pesquisas do Google...
=)
Interaction Design
Learning IxD From Everyday Objects
How can we get inspiration from all the everyday technology that surrounds us? A talk given at Adaptive Path's UX Week 2007 in Washington DC.
SlideShare Link
SLIDESHARE - www.slideshare.net
É uma daquelas coisas...
Ideia simples. Óbvia. Necessidade clara. Utilidade imensa. Participação imediata.
O SLIDESHARE.net é um site que agrega, promove, ordena, divulga (bla-bla-bla-...) apresentações feitas pelas mais variadas pessoas comuns e incomuns, profissionais ou não, sobre casos particulares ou problemas globais, sobre tudo, sobre tanta coisa, e muita dela genialmente exposta e que nos deixa espaço para aprender mais e mais - e que por isso leva a minha dose inteirinha de aplausos para o dia de hoje.
É um site que não inventa nada. Utiliza as mecânicas de consulta óbvias (mais consultados, mais votados, etc, etc.) mas tem aquilo que é o essencial: conhecimento.
Apresentações sobre design, sobre culinária, tecnologia, inglês, com som, sem som, sobre o second life, sobre o google, sobre isto e aquilo - enfim, conhecimento, partilha, evolução.
Recomendo vivamente.
www.slideshare.net ->
Alicia Keys - novo álbum, R&B e muita coolness
Alicia Keys está de regresso em grande forma.
O novo álbum chama-se "As I Am" e Alicia Keys mantém o R&B como terreno principal para expiar confissões, amores e desamores e muita e boa música. Contudo, a Soul ganha mais espaço, com Alicia Keys aqui a explorar uma sonoridade mais seventies e a poder usufruir da autonomia já conquistada no mundo da música para fazer mais para além do que normalmente a conhecemos. Volta atrás no tempo, às suas raízes (musicais e não só) e o resultado é delicioso!
A voz de Alicia Keys está também mais madura. Percebe-se uma (ainda) maior exploração vocal, com zonas das músicas praticamente despovoadas, sem necessidade da produção exercer qualquer recheio senão com o piano, as vassouras na bateria ao fundo a roçar a tarola e depois, bem, depois é a Voz de Alicia Keys.
A provar como a opinião (sempre mais imediata e baseada nas emoções e sensações) dos comuns mortais são differentes das emitidas pelos críticos, vejam a diferença de pontuação atribuída por uns e outros no Metacritic ao álbum da Alicia Keys "As I Am":
www.metacritic.com/music/artists/keysalicia - >
Para ler mais sobre o novo álbum da Alicia Keys, também podem dar um pulo ao All Music:
www.allmusic.com > alicia keys > as_i_am ->
Como nota final, tenho apenas alguma pena da mega-produção de imagem feita para a capa do álbum, aí a enveredar pela imagem lavada e extra-maquilhada que vem contrastar com o tom mais cru e nu da música que tão bem encontramos lá dentro...
PS: quem não fica maravilhado com "No One" não merece comer bolas de berlim!
Telemóvel - chamadas e SMS grátis!
Qualquer dias isto também chega cá.
Chamadas grátis, à borla. SMS grátis, à borlix.
43 minutos de chamadas grátis com o custo de 6 spots publicitários por dia enviados para o telemóvel.
Claro que o target são jovens dos 14-26 anos... Brands love them!
www.break.com - vídeos no top com extra-funções
Deparo-me com o Break.com e fico espantado ao ver controlos que actuam sobre o vídeo em tempo real. Passo a explicar: Podem ver o vídeo em slow-motion, ou reduzir o brilho, aumentar a cor ou colocar a preto e branco, e passam a ver o filme tal qual, com as novas definições (!)
É óptimo quando queremos ver algo com atenção e maior cuidado (slow-motion) ou quando os vídeos são de mázinha qualidade (ajuste de cor e brilho).
Vale a pena ver e experimentar:
www.break.com ->
www.clientcopia.com - frases estúpidas ditas pelos próprios clientes
A internet é isto: uma nova descoberta a cada dia. Perdão - hora. Desculpem, queria dizer minuto! Viramo-nos para o link ao lado e 'Kapóim!!!", eis nova e genial pérola útil, tocante, ou simplesmente um site hilariante.
Nesta última categoria descobri hoje o genial cli.ent.co.pi.a. O Clientcopia é, tão simplesmente, um site que recolhe, congrega e divulga as citações, declarações e frases mais ignóbeis e palermas ditas por um cliente numa situação pública (reunião, debrief, etc.). Hoje, 6 de Dez.2007, já estão publicadas 5779 citações parvas.
Obviamente, para muitas delas, é preciso o devido enquadramento e dado ser um site encontramos muito mais facilmente casos relacionados com o meio informática ou simplesmente a web. O mais hilariante é quando encontramos situações e frases da nossa exacta área de labor e, algumas, incrivelmente espelham quase (quase, quase, quase) similarmente outras que nós próprios ouvimos e às quais quisemos deixar cair o queixo, mas não pudemos.
Aqui seguem as que estão no top:
Client was asked to send a photo by email of the problem. "Okay, I can email it to you, but can you send it back when you're done? I need to keep the photo here just in case we need it later."
...............
client: i was just thinking, instead of buying stock photography for the brochure and site, maybe you can just send me pictures that you would like to use and then i can go out and take those pictures myself.
Ver o site cli.ent.co.pi.a:
www.clientcopia.com->
DE(ath)SIGN
...e por falar em BD, e porque não há duas sem três, eis nova jóia, pérola, achado!
Chama-se DE(ath)SIGN e chegou-me pelo blog do Veiga (Caipirinha, Samba e Publicidade pra Caramba!). Sobretudo para quem é da área, é IMPERDÍVEL e torna-se praticamente INCONTROLÁVEL de rir e ler sempre mais e mais.
deathsign.cafeinado.com ->
(gracias, Veiga!)
"The Perry Bible Fellowship", por Nicholas Gurewitch
Nicholas Gurewitch é o autor da genial "The Perry Bible Fellowship", tiras cómicas, sarcásticas, ácidas e intelegentíssimas como há muito tempo não via!
O traço, bem como a astúcia na forma como na última tira por vezes dá a volta completa ao contexto e nos surpreende, assim como a capacidade de ter criado um estilo reconhecível sem, ao contrário da maioria, ter necessitado de ficar preso ao mesmo leque de 5 ou 8 personagens e cenários, faz desta "The Perry Bible Fellowship" a melhor criação que eu vi nos últimos 12 meses. Isto para além de uma alarvidade nalgumas das tiras que põem à prova o índice de tolerância que há em cada um de nós.
Os defensores de Maomé certamente não gostarão...
Aqui ficam mais alguns exemplos do génio:
Podem explorar todas as tiras disponíveis aqui (usem o botão 'random' que é uma forma de consulta bem simpática):
www.pbfcomics.com ->
(um grande OBRIGADO ao Hugo Folgado por me ter oferecido este presente de Natal!)
www.publico.pt
O jornal Público, em www.publico.pt, apresenta um novo grafismo.
Os designers terão certamente feito um extenso trabalho de prospecção e estudo de cores, o que resultou na palete de cores acizentada com que o Público agora brinda na sua edição online as notícias do dia, as notícias do mundo, as notícias do país, ...as notícias que por aí vão.
Gostos não se discutem, mas em termos de leitura creio que a preocupação por um 'descanso' da vista acaba por reduzir o impacto do conteúdo e não ser a melhor situação de compromisso.
Fora desse tema, que necessitaria de bem mais tempo e espaço de discussão, o jornal Público apresentava hoje uma situação caricata num dos artigos, referentes ao Procurador-Geral da República, talvez devido a automatismos do backoffice ou a algum jornalista mais distraído, onde a foto aparece cortada em altura, cortando igualmente aface ao nosso Procurador:
Por vezes isto pode acontecer no destaque, devido a situações de compromisso com destaques que são feitos automaticamente; mas o que não se percebe é como isto pode ter acontecido no artigo.
Mas somos todos humanos e não há pessoas (nem sites) perfeitas.
=)
Digg lança secção de imagens
Arrancou hoje.
Chama-se simplesmente (e obviamente) "images", e é a nova secção que podem encontrar no Digg: http://digg.com/images ->
Até há pouco, esta era a imagem com maior número de 'diggs', mais precisamente 3679 (!!!) :
NOOKA ZEN H
Depois de consultar as dicas do Information Aesthetics para este Natal, disparo a babar-me por este mimo aqui:
Alguém sabe se isto se vende nalguma loja aqui de Lisboa?
=0
NATAL - os bons presentes, as grandes surpresas, as mais belas ofertas!
Pois é, o Natal quase a chegar e as dúvidas acentuam-se quanto ao que oferecer a cada grande amigo ou membro da família. Presentes, presentes, presentes...
Que prendas oferecer neste Natal? Ideias e Sugestões existem em quase toda a parte, mas a grande maioria deixa essa decisão para a recta final da época. Verdadeiramente a partir de dia 20 é quando se acentuam as compras dos presentes de última hora, esses que (tirando os brinquedos, cuja compra é feita bem mais cedo), representam uma enorme fatia do bolo de prendas a estarem representadas no sopé da árvore de Natal.
O que seria um desafio?
Um enorme, gigantesco, maciço balckout informático ao nível do sistema Multibanco - Imaginem se, 8 dias antes do Natal, todos os terminais de pagamento Multibanco, bem como todas as máquinas de rua, entrassem em blackout? A SIBS viria dizer a todos que não havia qualquer hipótese do sistema ser recuperável até dia 25 e cada um teria de se desenvecilhar por si.
Ok, para isto parecer mesmo um livro do Saramago, vamos imaginar que este situação limite faria os Bancos recearem um qualquer caos dantesco, pelo que fechariam imediatamente as portas, e nem mesmo as lojas conseguiriam inventar formas de crédito do estilo "deixe o seu BI e pague depois em Janeiro".
Assim sendo, seríamos todos obrigados a repensar a nossa estratégia de compra de presentes de Natal. Não dispondo de dinheiro vivo e nem já muitos de nós sequer tendo mais que 1 ou 2 cheques, seríamos obrigados a esgravatar na nossa criatividade uma ideia realmente pessoal para o que oferecer a esta ou aquela pessoa.
Na noite de 24 para 25, os embrulhos contariam, portanto, com muito artesanato, muitos desenhos, muitos papier-collées, cartas escritas à mão, bricolage, colares e brincos manufacturados, e um sem fim de outras tantas e inúmeras ideias. Prendas que seriam feitas por nós, dispendendo do nosso tempo não para escolher de entre o que há nas montras, mas usando esse mesmo tempo para criar algo de pessoal, único e igualmente especial.
Seria, sem dúvida, um Natal diferente.
=)
APPLE STORE - PORTUGAL - loja apple em Portugal já abriu!
Será possível?
Ao fim de tantos anos, abriu finalmente a loja online da apple para portugueses de Portugal!
Depois de inúmeros pedidos, críticas e lamentos, eis que finalmente os representantes da apple em Portugal conseguem fazer passar o volume de pedidos e queixas para o Steve Jobs (deve, deve...), e nasce então a loja online da apple para o único país europeu que ainda estava sujeito, até há bem pouco tempo, a uma versão rascunho, cheia de erros, com páginas que davam em nada e contactos inexistentes para ficarmos a gastar dinheiro com atendedores automáticos sintonizados na antena 2.
Finalmente, então, aqui está ela, a loja online da apple para Portugal:
http://store.apple.com/portugal ->
HDNA
Por mais que seja fascinado pelos avanços da e na ciência, a verdade é que tenho deixado a janela de browser aberta com este vídeo abaixo para ouvir vezes sem conta a banda-sonora.
Alguém sabe de quem é isto?
Studio Daily \ HDNA ->
ALBERTO SEVESO
Cheguei à obra do designer alberto Seveso por recomendação do Nuno G. (gracias!), e resolvi linkar aqui não só pelas ideias, como pela coerência ao longo de todos os trabalhos que andei por aqui a ver.
Desde a fotografia, mas sobretudo passando pela ilustração, há muito (e muito bom) para ver.
Podem espreitar em:
www.recycledarea.co.uk/index.php ->
Também podem fazer o download grátis de um poster que ilustra bem o 'toque' do 'man':
www.recycledarea.co.uk/gnoccolosa.pdf ->
desporto.rtp.pt - mais desporto, notícias, destaques, opinião, clubes, ...
A página de desporto da RTP também sofreu mudanças radicais.
Estando assente o projecto num desenho estratégico que irá sendo implementado gradualmente (e mais não digo), a grande novidade para já vai para o novo layout e estrutura de informaçao, bem como para a forma engenhosa como a homepage pode ser inventada e reinventada, utilizando 4 formatos em 4 cores cada um, permitindo combinações que nenhum outro site em Portugal oferece de momento. Podem ir verificando a ginástica da página aqui: http://desporto.rtp.pt ->
Igualmente de realçar para já é o serviço rádio-relato, onde a Antena1 irá ter no site algumas emissões em directo, cobrindo na íntegra eventos desportivos que na emissão da Antena obtinham apenas espaço para um breve contacto.
A outra grande novidade vai para uma maior preocupação na interactividade e no apelo à participação dos visitantes, com mais notícias abertas a comentários e com espaços dedicados ao debate em dias de eventos decisivos, como n oapuramento de hoje da Selecção Nacional de Futebol AA para o Europeu da Áustria e Suiça 2008.
Notícias.rtp.pt - vídeos e áudio - mais informação RTP
A área de notícias online da RTP foi toda ela redesenhada, tendo arrancado esta segunda-feira. Podem espreitar em: http://noticias.rtp.pt ->
Para além disso, a RTP disponibiliza nesta área de notícias os vídeos retirados dos principais espaços de informação RTP. Estes vídeos de informação são colocados em peças 'a la carte' e em formato flash, o que tem constituído uma revolução - desde que o serviço foi lançado que o aumento de acessos não pára. A consulta de notícias RTP sobe, e prova-se uma vez mais que uma solução simples e uma página funcional valem sempre muito mais.
Podem ver a página aqui: www.rtp.pt/noticias/video ->
Para além dos vídeos de notícias, obtêm ainda mais fôlego os aúdios de informação, produzidos pela Antena 1, e que podem encontrar na homepage de informação ou na página respectiva, aqui: ww1.rtp.pt/wportal/informacao/noticias_audio/ ->
Apesar da minha opinião ser suspeita, uma vez que faço parte da equipa que durante muito tempo suou, creio que há aqui um serviço de informação que certamente está a cumprir muito e bom serviço público.
Ideias e sugestões, por favor cliquem no link abaixo para deixarem os vossos comentários.
RENAULT - anúncio publicitário sublinha segurança
Nas televisões nacionais temos tido a oportunidade de ver a versão reduzida do anúncio. Esta aqui acima é a versão integral, que passou nas televisões alemãs.
Para quem não viu nem sabe do que se trata, a Renault lançou uma campanha a lembrar e promover que oito dos seus modelos obtiveram as 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap. Em Portugal aproveitaram isso e juntaram ainda a uma campanha de promoção com redução de €3000 euros na compra de um destes modelos. Mas na verdade - pouco disto importa.
A mim, pessoalmente, importa-me este anúncio, o anúncio em si, que acho brilhante, sobretudo na sua versão reduzida de 45 segundos (não a encontrei no YouTube).
Primeiro, o uso da música clássica e de não outro género qualquer, elevando o valor da marca aos escalões de topo.
Segundo, utilizando um argumento de venda (a segurança) tantas vezes tão enfadonhamente tratado e mostrando-o com uma espectacularidade que será difícil agora de ultrapassar nos tempos mais próximos por outra marca.
Terceiro, toda a encenação e hábil disfarce dos condutores, o que permite personificar os carros e fazê-los assumir na coreografia o papel de humanos e não de simples objectos motorizados, mas em algo com vida própria (a dada altura chega a parecer que os carros são pessoas que brincam e chocam entre si, e não carros que estão a ser conduzidos por outrém num simples ou habilidoso test-drive).
Pela ruptura de comunicação que significa (tal como disse, em anúncios similares que tentam vender segurança automóvel debitando a voz-off infindavelmente e coloquialmente os valore dos testes), também eu dou 5 estrelas a este anúncio.
Agora só falta virem dizer que isto promove os acidentes nas estradas...
Sugestões Enólogas do Aprendiz: ESTEVA 2003 (Tinto) - Douro
Um vinho tranquilo, sem grande chama, mas com alguma elegância e algum corpo, e como dizem os próprios pais: versátil.
Decidi-me pela compra não só pela Casa que lhe está por trás (Ferreirinha) como pela região (Douro) como por experimentar mais um vinho do grupo Sogrape.
Não posso dizer que me tenha dado mal. Por nem bem €4, podemos saborear um vinho agradável e cujo equilíbrio conseguido, para o preço, está de acordo com a restante concorrência. Apesar do bom nome de quem o faz, não é ainda assim um vinho que faça jus, mas podem avançar na compra se pretendem uma garrafa para um jantar de amigos e não para um jantar mais especial ou uma longa conversa de memórias, para ir acompanhando as histórias e também (claro) os pães e queijos e demais coisas boas.
Como os próprios fabricantes aconselham, foi "idealizado para um consumo jovem". E portanto não confundam isto (como ouvi dizer) para um público jovem. Bebam-nos à vontade sem perspectivas de amadurecimento nas vossas caves. E como boa nota, também, segue o facto de ao fim de 2 dias ainda se beber razoavelmente bem.
Como genialmente a SOGRAPE faz para todos os vinhos no seu site, aqui seguem as notas (que a meu ver deveriam ser obrigatórias em todos os vinhos, nem que apenas nos sites) sobre a vindima e vinificação:
Vindima e Vinificação
O ano vitícola de 2003 ficou marcado por um Inverno anormalmente frio, ao que se seguiram algumas trovoadas em Agosto, muito benéficas para a qualidade e dimensão dos cachos. As uvas seleccionadas e vindimadas à mão foram vinificadas na adega da Quinta do Seixo com apurada tecnologia. Após suave desengace e esmagamento, as uvas fermentaram em cubas de inox, com remontagem e maceração das películas, sob temperatura controlada de 28ºC. Depois da maceração, seguiu-se a fermentação maloláctica que decorreu nas melhores condições.
Site Sogrape:
www.sogrape.pt ->
Homens de negócios e relógios SWATCH
Porque é que há tantos homens de negócios, alguns até eu já tive a ocasião de conhecer pessoalmente e cujos rendimentos passam os 4 dígitos, que usam relógios Swatch?
A minha teoria:
são presentes dos filhos pequenotes, cujas semanadas, bem espremidas, lá dão um dia para comprar um modelo Iron da Swatch, e oferecê-lo então no Dia do Pai. E qual é o pai, obviamente, que não passa a usar esse Swatch com muito mais amor que um qualquer Patek-Philippe!
ERC - "Sondagens: Desafios e Problemas de Regulação"
Fui lá hoje, e sobretudo no Painel V, da tarde, as coisas foram mais animadas, produtivas, construtivas e deu para perceber um pouco do que pode vir a ser trilhado nos próximos tempos.
Felizes todos, pelo menos, que no campo da comunicação social e das sondagens aí pedidas e divulgadas as coisas estejam mais reguladas e responsabilizadas. O mesmo já não se pode dizer para o campo do Marketing e dos inúmeros estudos de mercado realizados por ano, onde vão proliferando empresas menos credíveis e onde a fraca (por vezes nenhuma) exposição pública desses estudos ajuda à manutenção dessas más práticas e empresas.
Infografia sobre o uso de açúcar como bateria
Um vídeo curtinho mas muito bem feito sobre como seriam ecológicas as baterias à base de açúcar. Um video aliás excelentemente bem feito. Boa animação 3D. Ritmo. E acima de tudo, passagem clara da informação.
Uma nota especial segue para a edição de som, que serve de fundo de forma exemplar, colando de forma muito subtil os vários elementos sonoros e dando a ambiência exactas para o filme.
www.godtube.com - Deus e Jesus Cristo na net
Chama-se GodTube e descobri o projecto via Diário Económico.
O site usa, como tantos outros, os parâmetros do YouTube e as funcionalidades web 2.0 da maioria dos sites / comunidades vídeo do momento. A grande diferença é que este é um site de vídeo temático, exclusivamente dedicado ao tema "Deus" e onde o mote é espalhar a Sua mensagem.
Vídeos com sermões, com bandas rock cristãs, organização por álbuns e, a meu ver, um dado curioso, uma "tab" no menu de topo que mostra exclusivamente os vídeos em espanhol.
Na página de entrada ainda há um banner de promoção que espalha a palavra "Introducing the GodTube Social Netwok". O que me soa estranho, depois de todo o apregoar de fé. Eu esperaria mais ver um banner a promulgar algo mais do estilo "Introducing the GodTube Faith Network"...
O projecto usa o mote "Broadcast Him", utilizando e reescrevendo o slogan do YouTube ("Broadcast Yourself"). Contudo, vendo alguns dos vídeos, prova-se claramente que apesar destes transmitirem ou terem como tema a fé, muitos estão ali, desde logo, porque atraiu às pessoas poderem-se "transmitir", poderem-se colocar "on air", e isso, verdadeiramente, é o conceito base não deste tipo de sites, mas desta época. E aí, de facto, o slogan do YouTube resume e reflecte exemplarmente uma era que ficará marcada indelevelmente na história.
Link para o site GodTube:
www.godtube.com ->
Brinquedos no Continente
Acabo de ver o spot publicitário do Continente com a promoção ao "mundo dos brinquedos", com a Leopoldina e Cia., na Tv. Bem feito, personagens engraçadas, 3D exemplar... só não percebi uma coisa - para que raio era a neve? Com 29º em pleno Novembro, vamos a caminho de celebrar o Natal vestidos mas é de 'sunga'!
COMPRAS, RECLAMAÇÕES, QUEIXAS > USABILIDADE
Uma excelente iniciativa da Associação Portuguesa dos Prifissionais de Usabilidade: o site DIFÍCIL DE USAR, em http://dificildeusar.usabilidade.org, recolhe até final de Novembro opiniões, queixas, dicas e mais um variado leque de ideias e sugestões de inúmeros cidadãos sobre objectos do dia-a-dia ou sites que consideram, em termos de usabilidade, terem ainda muito a melhorar.
Desde fogões, passando pelo site do FoxLife e dos hipers Jumbo e Continente, tocando ainda telefones de empresa, começa já a haver muito por onde olhar, onde rever as mesmas reclamações e, melhor que isso, estando sob a alçada da A.P.P. Usabilidade, começam muitos cidadãos a perceber que palavra é este, o que significa e de que forma (brutal) ela incide sobre o dia a dia de todos, facilitando a vida de todos e melhorando a qualidade dos produtos e serviços para todos.
Visitar site e colocar dica:
http://dificildeusar.usabilidade.org ->
Nova garrafa de água criada por Ross Lovegrove para a Ty Nant
Depois da aclamada e premiada garrafa azul (vidro), Ross Lovegrove volta a conseguir novo feito, com um design assimétrico e (diziam alguns) impossível de produzir em massa. A garrafa desenhada para o segmento PET da Ty Nant reproduz a fluidez da água, e a sua forma ajuda igualmente para intensificar o efeito de refracção da luz.
Para assinalar o lançamento da nova garrafa, a Ty Nant juntou na campanha publicitária as formas da garrafa com as formas (não menos fluidas, diga-se) da Adriana Slenarikova. Há quem diga que a rapariga sai a perder...
=)
RADIOHEAD > In Rainbows > álbuns à borla compensam mesmo?
O TheRegister.com traz um interessantíssimo artigo sobre o caso mais mediático deste ano no mundo da música (não, não me refiro ao regresso da Britney Spears) : a possibilidade de descarregar o álbum dos Radiohead, pelo próprio site da banda, pagando o que se quiser, inclusive nada.
As primeiras informações (com base em sondagens online) são já de si ou estranhas ou surpreendentes. E a serem confirmadas pela banda, acendem ainda mais o debate sobre a importância ou não das discográficas e sobre a viabilidade deste modelo para a própria sustentabilidade e crescimento das bandas.
Vale mesmo a pena ler:
theregister.co.uk/2007/11/06/radiohead_comcast_stats ->
Site da BBC arranca com publicidade
Depois de anos de debate e rumor, parece que o buraco financeiro acelerou (desculpabilizou?, facilitou?) o processo de introdução de publicidade online no site da BBC.
Para já a publicidade é mostrada apenas a visitantes que acedam ao site fora do Reino Unido (controlo feito via IP) e exibida apenas em páginas de grande tráfego. Mas como já por aí se fala, não é razão para que no curto-prazo não venha a alargar-se a outras áreas e também a visitantes do Reino Unido.
Podem ler mais e ver alguns exemplos/print-screens em:
www.theregister.co.uk/2007/11/06/bbc_ads_are_go/ ->
www.bbc.co.uk/bbctrust/framework/commercial_services/bbc_com ->
www.currybet.net/cbet_blog/2007/11/bbc_adverts ->
regmedia.co.uk/2007/11/06/bbc_ads ->
Sugestões Enólogas do Aprendiz: QUINTA DO BUCHEIRO 2006 (Branco) -Douro
Depois de lida a opinião do enólogo-mor e de uma leitura atenta a algumas das características prometidas, arrisquei na última feira de vinhos do Continente (estava a um preço convidativo - sensivelmente €3,5) e a verdade é que, de facto, este Quinta do Bucheiro é uma excelente companhia, quer para queijos suaves, quer para um peixe no forno.
Robusto como só os vinhos do Douro conseguem ser, este vinho deve a principal arma ao final bem vincado e bastante prolongado. Pode não ser muito complexo e texturado na boca e ao paladar, nem mesmo os aromas ao olfacto serem por demais perfumados e arrebatadores, mas é todo ele um vinho macio, seguro, até algo afoito e bastante bem conseguido. Nem diria que custou o que custou!
Razões não faltam, para este vinho dever o seu bom nome e créditos comprovados: vinhas bem criadas junto ao Pinhão, uma Quinta centenária, boas castas e bom armazenamento, tradição no Vinho do Porto e prémios arrecadados aos pares com a sua marca mais reconhecida, o Ceirós.
Para lerem um pouco da história da Quinta do Bucheiro e perceberem porque o brasão assume desde logo o rosto do rótulo, recomendo que cliquem e ampliem a segunda foto. E claro, o mais importante: recomendo vivamente que comprem e experimentem o vinho.
Dentro dos vinhos Brancos que já provei este ano, achei-o um dos três melhores. Embora, claro, realce uma vez mais que este tem sido um ano de provas de vinhos de preço baixo mas sempre em busca de óptimas experiências. Este Quinta do Bucheiro é-o sem dúvida. Se encontrar nova garrafa a este preço, nem hesito - - há lá melhor prova de que vale a pena?
Ver página da Quinta do Bucheiro:
www.quintadobucheiro.com ->
Britney Spears - Novo Álbum em Escuta
Foi-me cedido a título de escuta atenta e não preconceituosa o novo álbum de Britney Spears, "Blackout". Não sei se estarei bom da cabeça, mas a verdade é que acedi.
Como primeira impressão só posso dizer duas coisas. A primeira é que a par disto instalei a novíssima versão do winamp (5.5) e este não reconheceu o álbum, apenas a primeira faixa (o serviço é oferecido pela Gracenote). A segunda é que a (supra)produção do álbum continua a ser a chave de ouro. Quanto a notas pessoais, ainda é cedo...
...mas eu já disse que o último álbum dos Radiohead é absolutamente genial?
=D
Leitores de RSS
Estou algo preocupado...
Durante imenso tempo dispensei o uso de leitores de RSS. Utilizava-os para experimentar, para ver como funcionavam, quais eram as suas 'features' particulares e, sobretudo, como estavam concebidos em termos de usabilidade e arquitectura de informação. Por razões profissionais, portanto.
Chego contudo ao limite de deixar o uso pontual do SAGE para começar o uso em massa do Google Reader e nem sei bem porque é que comecei. A verdade é que se bem me conheço daqui a algum tempo isto passa e volto ao que estava implementado: ir à barra de favoritos e consultar os blogues pela catalogação em pastas, pelos temas - assim mesmo, um a um, com a particular alegria e o suspense de ver o blogue abrir e aguardar uns microsegundos para ver se há um novo post.
Agora, portanto, passa a ser uma consulta meio a "seco", mas o volume de sites e blogues passou a ser algo insultentável de fazer pelo anterior método.
Aguardo agora que o pessoal do MIT desenvolva um novo método, mais pessoal, de cada autor avisar os seus leitores de que há um novo post na blogosfera, algo que seja mais intimista e não gerido por um agregador cinzento e frio. Assim do estilo... telepatia!
(Não se riam! nunca se sabe... Grrunff)
Sugestões Enólogas do Aprendiz: PingoDoce DÃO Reserva 2004 (Tinto)
Este post sobre vinhos entrará, talvez, para a história do mundo dos vinhos, do mundo dos blogues e sobretudo do mundo da fotografia, pelo simples facto de ser a primeira vez que uma garrafa de vinho introduz no cenário uma espreguiçadeira de bebé e uma cama de viagem de bebé. Genial, no mínimo. Revolucionário, dirão outros. Um ultraje, dirá a chusma mais conservadora. A comunidade artística, certamente, ditará o veredicto final (talvez até com um prémio monetário chorudo à mistura).
Pois tendo comprado este mix de três castas geradas e colhidas em terras do Dão, há coisa de um ano atrás, resolvi abrir a garrafa numa destas noites para acompanhar uma carne estufada. Resulta, contudo, que a experiência não foi grande coisa...
Ao olfacto, os aromas que se captam são confusos e até pouco cativantes, diria mesmo agrestes, e que logo nos deixam com muito receio do que aí vem. Na boca, contudo, e apesar de não ser nada de excepcional, há um travo excêntrico e complexo que torna o vinho óptimo para se saborear algum tempo na boca. Mas (lá vem de novo) o álcool intromete-se sobremaneira, ao ponto de nunca conseguirmos apurar com deleite a composição do vinho. Se não for aberto com tempo e deixado a "respirar", então ainda pior. E se o experimentarem no dia seguinte, isso então nem se fala; a adstringência será tal que sentirão um rombo ácido a atacar-vos as paredes do estômago.
Encontram-no no PingoDoce a cerca de €3,5, mas a este preço começam a ser cada vez menos os vinhos interessantes. Até agora, o Terras D'Uva (Alentejo) foi a melhor surpresa no último ano. E não sou o único a dizê-lo. Prova-se portanto que para o Dão e Douro os vinhos interessantes começam, regra geral, quase todos eles a partir dos €4 para cima, muito embora se sairmos dos hipermercados e dermos um pulo às garrafeiras de Coimbra para cima possamos encontrar muito melhores vinhos e até abaixo dos €4, mas que por razões de dimensão das Quintas e Casas que lhes dão nome e mesmo ao volume da produção, raramente conseguem chegar à zona de Lisboa e Vale do Tejo.
Sugestões Enólogas do Aprendiz: LOIOS 2006 (Tinto) - Alentejo
Continuando a minha saga pela introdução ao mundo dos vinhos, permaneço portanto, como se pode ver, pelas pipas de entrada, que é o mesmo que dizer pelas garrafinhas mais baratitas para ir percebendo como é que isto funciona. Não sei se há níveis de cores e cintos como no karaté, mas se houver eu devo estar certamente ainda no branco. Quanto a vinhos, começo portanto já a experimentar os tintos, não sem contudo já ter amealhado umas boas compras a nível de vinhos brancos nas recentes feiras de vinhos dos hipermercados.
Desta feita atirei para o carrinho de compras uma garrafa de Loios 2006, tinto. É daqueles rótulos que nos aparecem em todas as superfícies comerciais, e com um laranja vivo bem vincado no rótulo, não passa despercebido. Pensei "que diabo, deixa cá experimentar!".
Cedido que tinha à pressão do marketing, abri a garrafa e imediatamente ficou claro que de facto há vinhos, e há Vinhos. Para quem não for muito exigente, este alentejano serve perfeitamente para acompanhar uma refeição simpática e dois dedos de conversa sobre a semana que passou. Mas de novo: para quem não for muito exigente.
O rótulo embrulha de facto muito bem o posicionamento do vinho face à concorrência: jovem, graficamente bem trabalhado (apesar de ainda assim eu achar que o ambiente é mais celta que monge, mas enfim) e com um "appeal" leve e descomprometido. É efectivamente um vinho que se posiciona, até mesmo pelo preço (a rondar os €3), para quem naquele dia quer uma alternativa à cerveja ou aos refrigerantes, mas acha escabroso dar mais de €6 ou €10 por uma garrafa.
Os aromas à entrada são pouco atractivos. Na boca, contudo, é até surpreendentemente equilibrado, mas como diriam os surfistas, algo "flat", sem grande frescura e até frouxo. Bebe-se, mas não deslumbra.
Recomendo também que não guardem para o dia seguinte, porque o pouco que tem de bom desvanece-se e passa a acentuar-se ainda mais o que tem de menos bom.
www.sic.pt > programas
A SIC continua a reformular o seu site web, desta feita com a criação de uma nova área - programas.
De facto, era uma falha incrível que face à panóplia de conteúdos existentes nos canais SIC apenas a informação tivesse forte presença no site. Aliás, na nova página redesenhada e lançada há alguns meses atrás, os programas e a área dedicada a TV ocupava cerca de 55% do total da homepage, e no entanto nada havia sobre/para os programas TV.
Fica assim agora colmatada a falha e, a meu ver, a página de entrada na área "Programas" e os sites que vi (Paraíso Tropical, Vingança) bem como os restantes, assentes em template (Contacto, A Vingadora) apresentam, a meu ver, bom gosto e coerência. O difícil, agora, (como é sempre nestas coisas) será conseguir domar o futuro e manter esta coerência e qualidade face às pressões que sempre alguns produtores exercem para que o seu site seja "à sua maneira".
Como falhas, encontrei o endereço (http://sic.sapo.pt/online/entretenimento), que em vez de dizer "programas" tal como está esrito na 'tab' diz "entretenimento" (???), e o facto, esse mais grave, de não haver um directório com a listagem de todos os sub-sites existentes; ou seja, ou está destacado na homepage, no topo ou algures a meio, ou então nada feito, não consigo saber se existirá ou não sub-site para o programa X ou Y.
De resto, acho que a equipa fez um bom trabalho. Os destaques de topo estão engraçados e dinâmicos e não encontrei, como noutras áreas, bugs ao nível dos browsers.
SAPO > MOTORES
motores.sapo.pt - Página do Sapo dedicada às novidades do mundo automóvel. Tudo sobre carros, carrinhas, motos, camiões, pneus, motores, válvulas, chassis, tunning, marcas, preços e até informação sobre o trânsito e ajuda em itinerários.... humm..... Ah!!!! É verdade, e este também é um site sobre publicidade online! Não acreditam? Ora vejam um print-screen de uma página de notícia tirado hoje, dia 30 de Out. de 2007:
Como podem reparar, para além do banner tradicional colocado ao cimo à direita, o site motores.sapo.pt acha que deve utilizar o fundo para 4 banners de imagem quadrados e ainda um LREC de anúncios texto. Ou seja, coloca os próprios anunciantes a competir entre si.
A minha pergunta é: os anunciantes sabem disto?
Se sim, então acho que o motores.sapo.pt tem todo o à-vontade para fazer isto (embora eu pessoalmente ache deprimente ceder a este ponto; aceitava com calma um banner imagem + um banner texto). Agora se os anunciantes desconhecem que os seus anúncios são colocados colados aos de anúncios concorrentes, e não junto dos conteúdos sobre carros, carrinhas, motores, etc, etc... isso acho gravíssimo para o site.
(Obrigado Paula, pela dica)
Google lança teste em beta em anúncios de TV com reports com medição ao segundo
Graças ao grande Bruno S.descobri que, finalmente e tal como anunciado há longo tempo, a Google já fez chegar os seus anúncios à Tv. Podem ler toda a notícia aqui:
www.nytimes.com/2007/10/24/business/media/24adco.html ->
O que acaba por ser interessante, caso esta opção venha (virá certamente) a ser implementada em maior escala, é que deixa também agências de meios e de publicidade mais expostas à tão por vezes difícil de provar eficácia das campanhas. Anúncios colocados em breaks sem grande afinidade com o target ou anúncios incapazes de 'segurar' a atenção dos públicos, passam imediatamente a ser detectados e o cliente a poder exigir a sua rápida correcção, alteração ou, pior, cessação.
Vale a pena lerem.
www.hi5.com - nova imagem do hi5
Pelos vistos, a malta do hi5 resolveu dar uma lavagem de cara ao logótipo do canal.
Mais arredondado, como se pode ver acima, assumindo quase o estilo 'fonte', o canal de amigos e conhecidos mais visitado no nosso país dá a meu ver um passo atrás na sua identidade. É para mim uma pequena decepção, mas para o hi5 e para quem nele passa a maior parte do seu tempo, isto pouco importa.
Afinal, fazer amigos, partilhar conversas, fotos, experiências, contactos e umas quantas coisas mais, tudo isto pode ser feito até com o logótipo mais feio do mundo colocado no topo. Pouco importa. Mas para a malta, como eu, que deixa o olhar analítico pousar nestes assuntos, faz pena ver o site mais famoso (a par do gmail ou do YouTube) mexer no seu logótipo para perder inclusive a força que os anteriores tinham.
Bem, mas como dizia o Bertrand Russell, se pensarmos bem nestas coisas, a verdade é que por nada disto o mundo deixará de girar, por isso...
Visitar o hi5:
www.hi5.com ->
www.elpais.com - upgrade por um designer português
Mário Feliciano é o designer responsável pela criação do novo tipo de letra usado pelo diário ElPaís. O diário espanhol abandona assim a Times New Roman e passa a usar a novíssima MAJERIT.
Podem saber mais sobre o trabalho do Mário Feliciano e outros projectos na imprensa portuguesa aqui no blog Design-Ergonomia:
http://design-ergonomia.blogspot.com/2007/10/feliciano-o-type-designer ->
Ver site do ElPaís:
www.elpais.com ->
Ver site de Mário Feliciano:
www.felicianotypefoundry.com ->
www.newsweek.com
A revista Newsweek tem um novo site, e estou felicíssimo por ver alguém, finalmente, a fugir do eterno modelo supra-copiado da maioria dos sites de informação (vulgo layout a cor cinza, menu no topo e cá vai disto...) Aqui, tal como na CNN, quando faço scroll à página e deixo de ver o cabeçalho, nunca perco elementos que reforçam e lembram que estou no site da Newsweek, e não num qualquer modelo híbrido de site de notícias do estilo pronto-a-vestir-modelo-único.
Desde o profundo (e excelente) redesenhamento do site da CNN que não via tantas ideias novas e tão interessantes todas juntas num só site. Desde a função de 'preview' (que acho discutível, mas enfim), passando pelas notícias mais lidas onde posso inclusive mudar o intervalo de tempo através de uma barrinha de scroll, indo até uma ideia que já inclusive aqui na RTP havíamos aflorado uma vez - a possibilidade das grandes manchetes da homepage poderem ser vistas e consultadas tal-qual como na homepage, sem ter de lá regressar - - há portanto muito de novo e quase tudo muito, muito bom. Esta solução de poder consultar em qualquer parte as manchetes da homepage acho, aliás, que foi conseguida de forma absolutamente soberba!
A pender para o lado negativo está apenas a necessidade de se ter uma banda-larga decente para se usufruir em condições de toda esta panóplia de inovação. Caso contrário começam a ter problemas ao navegar na página...
Acredito, seriamente, que o site acabou de estabelecer novos parâmetros no mundo dos websites de notícias (e não só). Os meus parabéns à equipa que concebeu, desenhou, desenvolveu e implementou a nova página (não será por acaso que neste post estão juntas as tags 'best' e '2007').
=)
Ver site da Newsweek:
www.newsweek.com ->
Ver site da CNN:
www.cnn.com ->
História da Publicidade, Anúncios Antigos e algumas coisas mais
Como a minha formação foi nesta área, e grande parte da minha infância feita à base de doses industriais de anúncios que via em catadupa sem me cansar (melhor até do que alguns filmes e séries da época), trago-vos hoje um blog sobre publicidade, ou melhor, com deliciosas pérolas e tesourinhos deprimentes do mundo da publicidade - actual ou já do século passado (argh, estranho já se poder dizer isto...).
A publicidade tem, afinal, esse lado nostálgico, social e 'pessoal', porque no fundo fala do que todos nós usamos diariamente, dos produtos que recomendamos e comentamos uns com os outros e, alguns deles, que assumem mesmo uma importância extraordinária nas nossas vidas (são quase sempre aqueles que colocamos no topo da lista de compras, sublinhados três vezes a caneta grossa e pelos quais não nos importamos de pagar quantias obscenas).
E com isto, claro, anúncios há que já fazem parte da nossa memória cultural, com slogans, personagens e marcas que uns e outros vamos recordando em grupo até terminarmos com a sensação de que já estamos, definitivamente, a entrar na crise de meia-idade (antes mesmo de sequer atingir a meia-idade...).
Tudo isto para, uma vez mais, recomendar um site com anúncios antigos. Dsta feita, um blog brasileiro:
historiadapublicidade.blogspot.com ->
Obra de Arte
O final de noite de Domingo na RTPN está cada vez melhor. Com três magazines temáticos, é de facto um bálsamo poder ver o melhor que se faz pelo ambiente, as histórias por trás da construção dos mais interessantes projectos de engenharia e arquitectura em Portugal e, depois, os bons vinhos portugueses.
Falo, portanto, de:
- Biosfera
- Obra de Arte
- A Hora de Baco
Chamo a atenção para o excelente "Obra de Arte", a trazer ao de cimo e de uma forma bem acessível os termos e processos que rodeiam a planificação e construção de edifícios como o Estádio do Dragão, as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, o Pavilhão de Portugal, etc, etc. - Não percam!
Ok - depois do remake, vem o original
Abbott e Costello, na actuação do sketch "Who's on first?", retirado do filme "The Naughty Nineties" - 1945
(com um abraço pela dica ao Paulo Fig.)
Música Música Música & Mais Música
Quem de nós consegue viver sem ela?
E a música está mais viva que nunca.
Agora, para além de nos dar música, a própria música dá (novamente) que falar.
E tudo por causa desses geniais Radiohead e do seu novo álbum, "In Rainbows" - diz que é uma espécie de álbum que se pode fazer o 'download' sem pagar um tusto ou pagar o que se acha justo.
Por tudo isso, recomendo vivamente a leitura do artigo do Robert Sandall no Times Online, onde a pretexto do que os Radiohead fizeram o próprio Sandall repesca o que de mais relevante e influente neste sentido da maior independência das bandas e maior crise das discográficas tem acontecido nos últimos tempos.
"THE DAY THE MUSIC INDUSTRY DIED: there is no money in recorded music any more, that’s why bands are now giving it away" ->
(com um obrigado ao Nuno G.)
Popular Posts
-
Lembram-se? " Um homem acorda a meio da noite com sede. Levanta-se ensonado, vai até à cozinha, acende a luz, abre o frigorífico, be...
-
A rubrica semanal da SIC estreou agora como programa integral de uma hora, ao final da tarde. O " Nós Por Cá " já era falado e re...
-
" REBELDE WAY " vai estrear na SIC em Agosto. Mas já há vídeos online. Acho curioso, olhando para o site, que estão criadas contas...
-
Está formalmente e finalmente online o www.parlamentoglobal.pt . O Site Parlamento Global reúne portanto um conjunto de infografias assinad...
-
Vem aí o novo programa de Luciana Abreu - LUCY: www.sic.pt/lucy » Luciana Abreu estará a preparar com Nuno Santos uma presença muito ao est...
-
Arranca hoje o site de Fátima Lopes, fatima.tv » A apresentadora da SIC conta reunir aqui não só dicas de beleza e moda, como igualmente os...
-
Isto dos rumores tem que se lhe diga. nunca são inteiramente verdade, mas também nunca são inteiramente mentira. O difícil é perceber que pe...
-
Segundo já consta, a Playboy de Agosto terá na capa a conhecida taróloga e apresentadora de televisão, Maya. PRIMEIRO - A Ver Vamos Se Isto ...
-
O site oficial do PSD - Partido Social Democrata - foi redesenhado e relançado hoje. Vídeos, maior dinâmica visual e alguma integração de ...
-
já está online o novo site do novo programa das noites de Verão na RTP2 - 5 PARA A MEIA-NOITE! www.rtp.pt/5meianoite » Terá como apresenta...
Blogroll
Categories
- 2007 (22)
- 2008 (27)
- 2009 (37)
- 2010 (5)
- 2010 social media (1)
- 2012 (5)
- 5meianoite (1)
- 5meianoite rui veloso boinas (1)
- aeiou web design novo (1)
- alvim (1)
- amazon (1)
- android (1)
- angry birds (1)
- apple (1)
- arquitectura (3)
- aviao (1)
- bebes (1)
- best (107)
- blogs (6)
- boinas (1)
- bombeiros (1)
- bonecada (30)
- branding (1)
- business (1)
- buzz (1)
- campanha (1)
- canal (1)
- carros (1)
- caso (1)
- comida (11)
- compras (25)
- condomínio (5)
- confusao (1)
- conversas (43)
- cozinha (1)
- crise (1)
- cristiano ronaldo filho mae (1)
- cronica (1)
- design (32)
- digital (1)
- doces (1)
- facebook (1)
- ferias livros nokia (1)
- foto (27)
- fotos (2)
- fun (137)
- futuro (1)
- galaxy (1)
- game (1)
- gente (1)
- gobern (1)
- gosto (125)
- grafismo (30)
- gripe (1)
- heroisdeportugal (1)
- hi5 (1)
- incrivel (1)
- instagram (372)
- ios (1)
- iphone (1)
- ipod (4)
- jogo (1)
- jogos (1)
- kid (14)
- links (15)
- mail (1)
- marca (1)
- marketing (27)
- marketing digital (2)
- martim (6)
- mena (1)
- miguel portas (1)
- mobile (7)
- movies (22)
- mulher (23)
- mundo (47)
- music (50)
- musica (1)
- natal (16)
- net (65)
- news (107)
- nilton (1)
- nokia mobile (2)
- noticias (2)
- novidades (74)
- odeia (19)
- parque (1)
- pedro (1)
- pensée (29)
- pessoas (7)
- piloto (1)
- pingo doce (1)
- playboy (1)
- pocoyo (3)
- portugal (1)
- pos graduacao social media mkt (1)
- prazeres (43)
- prendas (18)
- programas (1)
- promocao (1)
- pub (53)
- publicidade (1)
- publico p3 (1)
- ratos (1)
- redes sociais (4)
- redes sociais marketing digital (2)
- reflexões (57)
- responsabilidade social (1)
- revistas portugal penthouse (1)
- ricvisited (3)
- rita pereira (1)
- rtp (1)
- s3 (1)
- samsung (2)
- saudades (1)
- saudosismos (17)
- sIII (1)
- smartphones (1)
- social media (2)
- starbucks (1)
- telemoveis (1)
- times google guardian jornais pagos (1)
- tv (13)
- twitter (5)
- UI (6)
- usabilidade (29)
- vendas (1)
- viagens (11)
- video (149)
- vinho (24)
- viral (2)
- web (41)
- web social 2.0 like pizza (3)
- work (23)
- youtube (92)
Archives
-
▼
2007
(281)
-
▼
dezembro
(27)
- Ah, as férias!...
- Sugestões Enólogas do Aprendiz: VILA REGIA 2006 (B...
- Aprender Inglês é Fácil
- TV & INTERNET - o que podemos esperar para 2008?
- www.fhm.pt - FHM Portugal
- PHOTOSYNTH > Microsoft Live Labs
- BBC - nova homepage em versão beta
- MSN - Tv
- http://msn.pt - novo site do MSN em português
- MÚSICA - no top de descobertas do ano
- LISBOA - no Top do New York Times
- www.ebuga.es
- Interaction Design
- SLIDESHARE - www.slideshare.net
- Alicia Keys - novo álbum, R&B e muita coolness
- Sony - Bravia
- Telemóvel - chamadas e SMS grátis!
- www.break.com - vídeos no top com extra-funções
- www.clientcopia.com - frases estúpidas ditas pelos...
- DE(ath)SIGN
- "The Perry Bible Fellowship", por Nicholas Gurewitch
- www.publico.pt
- Palavras de que gosto e uso pouco:
- Digg lança secção de imagens
- NOOKA ZEN H
- NATAL - os bons presentes, as grandes surpresas, a...
- And so a new journey now begins...
-
►
novembro
(23)
- A Segurança Em Primeiro Lugar
- APPLE STORE - PORTUGAL - loja apple em Portugal já...
- HDNA
- ALBERTO SEVESO
- desporto.rtp.pt - mais desporto, notícias, destaqu...
- Notícias.rtp.pt - vídeos e áudio - mais informação...
- RENAULT - anúncio publicitário sublinha segurança
- Sugestões Enólogas do Aprendiz: ESTEVA 2003 (Tinto...
- Homens de negócios e relógios SWATCH
- ERC - "Sondagens: Desafios e Problemas de Regulação"
- Infografia sobre o uso de açúcar como bateria
- www.godtube.com - Deus e Jesus Cristo na net
- Brinquedos no Continente
- COMPRAS, RECLAMAÇÕES, QUEIXAS > USABILIDADE
- Nova garrafa de água criada por Ross Lovegrove par...
- RADIOHEAD > In Rainbows > álbuns à borla compensam...
- Site da BBC arranca com publicidade
- Sugestões Enólogas do Aprendiz: QUINTA DO BUCHEIRO...
- Britney Spears - Novo Álbum em Escuta
- Leitores de RSS
- Sugestões Enólogas do Aprendiz: PingoDoce DÃO Rese...
- Arte......
- Sugestões Enólogas do Aprendiz: LOIOS 2006 (Tinto)...
-
►
outubro
(17)
- www.sic.pt > programas
- SAPO > MOTORES
- Google lança teste em beta em anúncios de TV com r...
- www.hi5.com - nova imagem do hi5
- www.elpais.com - upgrade por um designer português
- www.newsweek.com
- História da Publicidade, Anúncios Antigos e alguma...
- Obra de Arte
- Ok - depois do remake, vem o original
- PARABÉNS!
- WWW.YOUTUBE.COM - Rush Hour III - Yu and Mi
- Música Música Música & Mais Música
-
▼
dezembro
(27)