O Poder dos Blogs

Pura e simplesmente isto: mais de 140 caracteres.




Depois de ter andado a matutar nos últimos meses sobre a diferença e o poder dos blogs face ao Twitter e ao poder da síntese, e do Tumblr, onde em ambos as mensagens rápidas supostamente servem melhor uma sociedade de consumo rápido, dei-me conta de que afinal a resposta não podia ser mais fácil.

E ainda neste processo de escrita deste posts recebo no gmail um link ao blog do Evan Williams, ex-Blogger e agora Twitter-exec, de onde parto para o arquivo e lá vou encontrar mais uma catrefada de bullets e ideias que só me convenceram a publicar este post mais depressa.

O poder dos blogs está precisamente em terem mais de 140 caracteres.
Se hoje já é possível manter um fluxo de comunicação baseado em resumos ou trocas rápidas de ideias e conversas, isso só significa que os blogs terão cada vez mais e melhores conteúdos e cada vez farão mais sentido.

Terá sempre de haver um espaço onde cada um desejará e poderá organizar as suas ideias. Para si ou para os outros. E um post consegue isto. Há um espaço, e um espaço convidativo, um espaço onde temos espaço e onde podemos colocar uma foto ou um vídeo sem ter de sair do mesmo espaço, onde podemos juntar a nossa visão sempre parcial dos temas e aprofundar mais ou menos as coisas.

Mais: é na experiência de bloggar, pelo simples facto de nos adiantarmos nas palavras e nas linhas, que vamos encontrando o raciocínio certo e descobrimos as ideias. Há um tempo e um ritmo, um dispêndio de atenção que facilita isto. Se no Twitter tal é feito em conferência e debate aberto com os demais, aqui é feito reflectindo e agregando de forma pessoal o que foi debatido e lido nos demais.

Todos adoramos reunir-nos em amena socialização e debater entre amigos. Ir a conferências e estar entre pares. E basta pensarmos no Facebook e como isola o "meu espaço" do espaço comum. Não vi nunca alguém prescindir, acima de tudo, do seu espaço, esse que é único e verdadeiramente pessoal, a sua casa.

E mesmo os hiper-defensores das novas short-forms-of-talk, curiosamente, tantos deles redireccionam os links... para os seus blogues.

There's no place like home.

POSTED BY Unknown
POSTED IN , , ,
DISCUSSION 0 Comments