Como o "Jornal i" usou uma foto minha sem me ligar nenhuma... tss...tss...

atenção - post actualizado / 4 Maio (ver abaixo)




É com pena minha que vejo o "i" usar uma foto minha sem lhe atribuir os devidos direitos. Não havia problema algum em usar a foto, simplesmente escusavam de colocar um enigmático e austero "D.R." quando, na página onde disponibilizo a foto, cedo os direitos de uso mas com a devida atribuição.

Quase na certa é mais um exemplo das pressas dos dias que correm, com pesquisas frenéticas em busca de informação e sem tempo para grandes detalhes. Uma pesquisa no google images e já está - em vez de se visitar a página onde está a foto, clica-se para ver o tamanho original e pronto, todo o enquadramento se esvai (quem nunca o fez que atire a primeira pedra).

Nada disto me chateia particularmente, mas acho interessante do ponto de vista desta reflexão, sobre a velocidade dos dias que correm e das mil e uma tarefas diárias e ao minuto que todos temos, e que muito pouca margem nos deixa, por vezes, para detalhar procedimentos, minuciosidades e chegar até mesmo à perfeição. As regras existem e até são boas. As intenções também. Os facilitismos conjugados com a facilidade de reutilização de matéria digital e ainda mais a isto somando o tempo curto, nada ajuda.

Bom, pelo menos (digo eu), o jornalista que escolheu a foto teve bom gosto.
=P

A foto original está aqui, se mais alguém quiser usar:
http://www.flickr.com/photos/32953427@N04/3478118614/



ACTUALIZAÇÃO / 4 Maio:
Prontamente recebo um mail do Jornal i que dá conta do reparo e me avisa que foi colocada a devida atribuição dos créditos. Impecável!



Mas claro - se estivéssemos nos EUA e eu fosse um crápula iniciaríamos agora um longo processo judicial que culminaria com um Porsche novinho em folha para me regozijar (excepto no momento de abastecer) aos fins-de-semana.

POSTED BY Unknown
POSTED IN , , ,
DISCUSSION 2 Comments

2 Responses to : Como o "Jornal i" usou uma foto minha sem me ligar nenhuma... tss...tss...

  1. Nuno Godinho says:

    Eu acho que lhes devias dizer. Pelo menos ajudas a que seja menos provável que torne a acontecer.

  2. Unknown says:

    claro!
    enviei-lhes um mailzito a pedir para atribuir o meu nome à foto, em vez do DR.

    no hard feelings though.

    creio que isto é mais um sinal dos tempos que outra coisa qualquer.