O Debate da Semana - trocadilhos

Esta semana temos o Dr. Paiva Moreno, da Associação de Trocadilheiros, que nos vai falar sobre o trocadilho "O Pateta usa o teclado e o Mickey Mouse", proferido esta semana pelo douto Mascarenhas Pimparrão, na cerimónia de abertura da feira de tecnologias africanas aplicadas à engenharia informática:

"Ora temos então aqui um trocadilho muito bem feito. Sem dúvida! O Dr. Mascarenhas avança para o público através de um universo ecuménico fabuloso, como é o dos desenhos animados. Depois disso, há ali uma soberba escolha das personagens: Pateta e Mickey. É claramente um golpe de mestre. Qualquer outro poderia ter enveredado pelo Batman ou até pela turma da Mônica, mas é aqui que Mascarenhas Pimparrão demonstra toda a sua arte e o porquê de ser um dos maiores trocadilheiros do momento. Há, também, uma excêntrica, direi eu, síntese nas palavras; com apenas 9, o Dr. Mascarenhas elabora um trocadilho magnífico, mostrando a sua eficácia e o apuro com que avassaladoramente devasta toda a assistência. Eu direi mesmo que a sua táctica está ao nível dos maiores no circuito internacional! É, de novo, um trocadilho exemplar e que deve ser tido pelos demais como um exemplo a seguir. A mim, levou-me as lágrimas aos olhos. Já não ficava tão comovido desde que o presidente da câmara de Alfarribedelos gritou, num comício: O meu gato morreu em miados do ano passado."

POSTED BY Unknown
POSTED IN
DISCUSSION 0 Comments