Colecção Berardo - Centro Cultural de Belém

(Mel Ramos)

Vi hoje e gostei, sobretudo da área PODER DA COR e de todo o piso 2, dedicado à POP e às grande extravagâncias. Excluindo-me, contudo, de ser um expert (longe disso), não deixei de ficar com dúvidas sobre a solução de esta colecção ocupar em permanência tanto espaço no CCB para os próximos anos.

Basta pensar no museu do Design, que ocupava o piso -1 (agora parte integrante do Museu Berardo) e que por isso teve de se 'ir embora'; quem o viu nos anos em que ali esteve exposto, sabe como era uma colecção extraordinária; Está agora relegada ao silêncio, nos tempos mais próximos. É este o procedimento? Se amanhã surgir outra colecção melhor que a do Berardo, acontece-lhe o mesmo que ao Museu do Design? No local onde esteve a colecção, e junto à bilheteira, nem sinal do paradeiro do Museu do Design.

Acho também incompreensível e inaceitável como no site do CCB (www.ccb.pt) não há uma única referência à Colecção Berardo, já nem falando na obrigatoriedade de terem criado uma área própria para o museu. Afinal, se é para capitalizar e potenciar a colecção e colocá-la na rota de quem nos visita, acho que por aqui já começa côxa...

Nos dias que correm, inaugurações destas com eco apenas nos meios tradicionais da comunicação social, como se viu, em TV, rádio e imprensa, auguram pouco de bom para o futuro desta Colecção. Vejamos hoje, hoje em que as tv's já não mostram nada da Colecção, em que a rádio já não dá sinal da mesma e em que os jornais de segunda-feira já estão na hemeroteca - - - onde se pode saber mais sobre o Museu Berardo no CCB?

Na internet.

Pois...

Coloquem-se, por exemplo, na pele de um qualquer nacional conterrâneo ou estrangeiro interessado. Vamos pesquisar no Google (experimentei www.google.com e também www.google.pt) por "berardo collection" ou "berardo museum". Resultado: nem uma referência ao CCB no topo. E ainda encontrei nos primeiros 5 resultados um site que referia a colecção como estando em Sintra...

E depois admiram-se do Joe e do Mega Ferreira não se entenderem.



POSTED BY Unknown
POSTED IN , ,
DISCUSSION 0 Comments