www.sic.pt > programas
A SIC continua a reformular o seu site web, desta feita com a criação de uma nova área - programas.
De facto, era uma falha incrível que face à panóplia de conteúdos existentes nos canais SIC apenas a informação tivesse forte presença no site. Aliás, na nova página redesenhada e lançada há alguns meses atrás, os programas e a área dedicada a TV ocupava cerca de 55% do total da homepage, e no entanto nada havia sobre/para os programas TV.
Fica assim agora colmatada a falha e, a meu ver, a página de entrada na área "Programas" e os sites que vi (Paraíso Tropical, Vingança) bem como os restantes, assentes em template (Contacto, A Vingadora) apresentam, a meu ver, bom gosto e coerência. O difícil, agora, (como é sempre nestas coisas) será conseguir domar o futuro e manter esta coerência e qualidade face às pressões que sempre alguns produtores exercem para que o seu site seja "à sua maneira".
Como falhas, encontrei o endereço (http://sic.sapo.pt/online/entretenimento), que em vez de dizer "programas" tal como está esrito na 'tab' diz "entretenimento" (???), e o facto, esse mais grave, de não haver um directório com a listagem de todos os sub-sites existentes; ou seja, ou está destacado na homepage, no topo ou algures a meio, ou então nada feito, não consigo saber se existirá ou não sub-site para o programa X ou Y.
De resto, acho que a equipa fez um bom trabalho. Os destaques de topo estão engraçados e dinâmicos e não encontrei, como noutras áreas, bugs ao nível dos browsers.
SAPO > MOTORES
motores.sapo.pt - Página do Sapo dedicada às novidades do mundo automóvel. Tudo sobre carros, carrinhas, motos, camiões, pneus, motores, válvulas, chassis, tunning, marcas, preços e até informação sobre o trânsito e ajuda em itinerários.... humm..... Ah!!!! É verdade, e este também é um site sobre publicidade online! Não acreditam? Ora vejam um print-screen de uma página de notícia tirado hoje, dia 30 de Out. de 2007:
Como podem reparar, para além do banner tradicional colocado ao cimo à direita, o site motores.sapo.pt acha que deve utilizar o fundo para 4 banners de imagem quadrados e ainda um LREC de anúncios texto. Ou seja, coloca os próprios anunciantes a competir entre si.
A minha pergunta é: os anunciantes sabem disto?
Se sim, então acho que o motores.sapo.pt tem todo o à-vontade para fazer isto (embora eu pessoalmente ache deprimente ceder a este ponto; aceitava com calma um banner imagem + um banner texto). Agora se os anunciantes desconhecem que os seus anúncios são colocados colados aos de anúncios concorrentes, e não junto dos conteúdos sobre carros, carrinhas, motores, etc, etc... isso acho gravíssimo para o site.
(Obrigado Paula, pela dica)
Google lança teste em beta em anúncios de TV com reports com medição ao segundo
Graças ao grande Bruno S.descobri que, finalmente e tal como anunciado há longo tempo, a Google já fez chegar os seus anúncios à Tv. Podem ler toda a notícia aqui:
www.nytimes.com/2007/10/24/business/media/24adco.html ->
O que acaba por ser interessante, caso esta opção venha (virá certamente) a ser implementada em maior escala, é que deixa também agências de meios e de publicidade mais expostas à tão por vezes difícil de provar eficácia das campanhas. Anúncios colocados em breaks sem grande afinidade com o target ou anúncios incapazes de 'segurar' a atenção dos públicos, passam imediatamente a ser detectados e o cliente a poder exigir a sua rápida correcção, alteração ou, pior, cessação.
Vale a pena lerem.
www.hi5.com - nova imagem do hi5
Pelos vistos, a malta do hi5 resolveu dar uma lavagem de cara ao logótipo do canal.
Mais arredondado, como se pode ver acima, assumindo quase o estilo 'fonte', o canal de amigos e conhecidos mais visitado no nosso país dá a meu ver um passo atrás na sua identidade. É para mim uma pequena decepção, mas para o hi5 e para quem nele passa a maior parte do seu tempo, isto pouco importa.
Afinal, fazer amigos, partilhar conversas, fotos, experiências, contactos e umas quantas coisas mais, tudo isto pode ser feito até com o logótipo mais feio do mundo colocado no topo. Pouco importa. Mas para a malta, como eu, que deixa o olhar analítico pousar nestes assuntos, faz pena ver o site mais famoso (a par do gmail ou do YouTube) mexer no seu logótipo para perder inclusive a força que os anteriores tinham.
Bem, mas como dizia o Bertrand Russell, se pensarmos bem nestas coisas, a verdade é que por nada disto o mundo deixará de girar, por isso...
Visitar o hi5:
www.hi5.com ->
www.elpais.com - upgrade por um designer português
Mário Feliciano é o designer responsável pela criação do novo tipo de letra usado pelo diário ElPaís. O diário espanhol abandona assim a Times New Roman e passa a usar a novíssima MAJERIT.
Podem saber mais sobre o trabalho do Mário Feliciano e outros projectos na imprensa portuguesa aqui no blog Design-Ergonomia:
http://design-ergonomia.blogspot.com/2007/10/feliciano-o-type-designer ->
Ver site do ElPaís:
www.elpais.com ->
Ver site de Mário Feliciano:
www.felicianotypefoundry.com ->
www.newsweek.com
A revista Newsweek tem um novo site, e estou felicíssimo por ver alguém, finalmente, a fugir do eterno modelo supra-copiado da maioria dos sites de informação (vulgo layout a cor cinza, menu no topo e cá vai disto...) Aqui, tal como na CNN, quando faço scroll à página e deixo de ver o cabeçalho, nunca perco elementos que reforçam e lembram que estou no site da Newsweek, e não num qualquer modelo híbrido de site de notícias do estilo pronto-a-vestir-modelo-único.
Desde o profundo (e excelente) redesenhamento do site da CNN que não via tantas ideias novas e tão interessantes todas juntas num só site. Desde a função de 'preview' (que acho discutível, mas enfim), passando pelas notícias mais lidas onde posso inclusive mudar o intervalo de tempo através de uma barrinha de scroll, indo até uma ideia que já inclusive aqui na RTP havíamos aflorado uma vez - a possibilidade das grandes manchetes da homepage poderem ser vistas e consultadas tal-qual como na homepage, sem ter de lá regressar - - há portanto muito de novo e quase tudo muito, muito bom. Esta solução de poder consultar em qualquer parte as manchetes da homepage acho, aliás, que foi conseguida de forma absolutamente soberba!
A pender para o lado negativo está apenas a necessidade de se ter uma banda-larga decente para se usufruir em condições de toda esta panóplia de inovação. Caso contrário começam a ter problemas ao navegar na página...
Acredito, seriamente, que o site acabou de estabelecer novos parâmetros no mundo dos websites de notícias (e não só). Os meus parabéns à equipa que concebeu, desenhou, desenvolveu e implementou a nova página (não será por acaso que neste post estão juntas as tags 'best' e '2007').
=)
Ver site da Newsweek:
www.newsweek.com ->
Ver site da CNN:
www.cnn.com ->
História da Publicidade, Anúncios Antigos e algumas coisas mais
Como a minha formação foi nesta área, e grande parte da minha infância feita à base de doses industriais de anúncios que via em catadupa sem me cansar (melhor até do que alguns filmes e séries da época), trago-vos hoje um blog sobre publicidade, ou melhor, com deliciosas pérolas e tesourinhos deprimentes do mundo da publicidade - actual ou já do século passado (argh, estranho já se poder dizer isto...).
A publicidade tem, afinal, esse lado nostálgico, social e 'pessoal', porque no fundo fala do que todos nós usamos diariamente, dos produtos que recomendamos e comentamos uns com os outros e, alguns deles, que assumem mesmo uma importância extraordinária nas nossas vidas (são quase sempre aqueles que colocamos no topo da lista de compras, sublinhados três vezes a caneta grossa e pelos quais não nos importamos de pagar quantias obscenas).
E com isto, claro, anúncios há que já fazem parte da nossa memória cultural, com slogans, personagens e marcas que uns e outros vamos recordando em grupo até terminarmos com a sensação de que já estamos, definitivamente, a entrar na crise de meia-idade (antes mesmo de sequer atingir a meia-idade...).
Tudo isto para, uma vez mais, recomendar um site com anúncios antigos. Dsta feita, um blog brasileiro:
historiadapublicidade.blogspot.com ->
Obra de Arte
O final de noite de Domingo na RTPN está cada vez melhor. Com três magazines temáticos, é de facto um bálsamo poder ver o melhor que se faz pelo ambiente, as histórias por trás da construção dos mais interessantes projectos de engenharia e arquitectura em Portugal e, depois, os bons vinhos portugueses.
Falo, portanto, de:
- Biosfera
- Obra de Arte
- A Hora de Baco
Chamo a atenção para o excelente "Obra de Arte", a trazer ao de cimo e de uma forma bem acessível os termos e processos que rodeiam a planificação e construção de edifícios como o Estádio do Dragão, as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, o Pavilhão de Portugal, etc, etc. - Não percam!
Ok - depois do remake, vem o original
Abbott e Costello, na actuação do sketch "Who's on first?", retirado do filme "The Naughty Nineties" - 1945
(com um abraço pela dica ao Paulo Fig.)
Música Música Música & Mais Música
Quem de nós consegue viver sem ela?
E a música está mais viva que nunca.
Agora, para além de nos dar música, a própria música dá (novamente) que falar.
E tudo por causa desses geniais Radiohead e do seu novo álbum, "In Rainbows" - diz que é uma espécie de álbum que se pode fazer o 'download' sem pagar um tusto ou pagar o que se acha justo.
Por tudo isso, recomendo vivamente a leitura do artigo do Robert Sandall no Times Online, onde a pretexto do que os Radiohead fizeram o próprio Sandall repesca o que de mais relevante e influente neste sentido da maior independência das bandas e maior crise das discográficas tem acontecido nos últimos tempos.
"THE DAY THE MUSIC INDUSTRY DIED: there is no money in recorded music any more, that’s why bands are now giving it away" ->
(com um obrigado ao Nuno G.)
Como Pagar as Dívidas
Cliquem na imagem para lerem mais confortavelmente como podem, simpática e confortavelmente, sem se maçarem muito e até divertindo-se com a desgraça, ir pagando as dívidas.
=)
(obrigado Teresa)
Pôxa, há já quanto tempo que eu não ouvia nem lia isto!!!
"Fui para os bosques para viver deliberadamente, para sugar todo o tutano da vida, para aniquilar tudo o que não era vida, e não, quando eu morrer, descobrir que afinal não vivi. "
Thoreau
www.iol.pt - PORTAL IOL: informação, desporto, música e acessos à internet
O portal IOL (www.iol.pt) é um dos top diários de visitas em Portugal. Informação, desporto, música e acessos à internet - dizem eles, pois eu pago um café a quem entrar pela primeira vez no site IOL e encontrar a palavra "acessos" em menos de 5 segundos.
Como portal, o IOL é mais um filho que tende a agregar conteúdos do grupo a que pertence - neste caso, Media Capital. No IOL, por isso, a publicidade vem primeiro. Ou seja, é como dizer "o nosso principal conteúdo são anúncios". Antes de abrir a página, lá temos nós que gramar com 'floating ads', e depois mais este e aquele pop-up e, depois de o IOL carregar por completo a página, até já levamos com publicidade-vídeo que arranca de imediato e com som e tudo - yupii!
Para que vou ao IOL, então?
Bem, não o visito senão para estar a par do que se faz em Portugal, do tipo de sites que massivamente as pessoas usam e dos constrangimentos e prazeres que sites como o IOL oferecem.
O que acho curioso no caso do IOL é que de facto o site tem imensos conteúdos, e muitos deles interessantes, mas cada vez que olho aquela homepage de notícias e destaques e passatempos e links, cada vez acho mais curioso observar como se pode organizar de forma tão pouco eficaz a informação que ali é disposta.
Tirando a útil janela de destaques de notícias (num design meio rebuscado e 'demodé', mas enfim), tudo o resto me parece desprovido de nexo e de um fio condutor coeso na arquitectura de informação. Irei deter-me um destes dias mais a fundo em como o IOL poderia ter uma página de entrada (muito) melhor e quais os erros que encontramos depois de escrever www.iol.pt e termos de fechar trinta ou quarenta anúncios pelo meio.
Até lá, optem pelo portal que vos der mais informação e com menos publicidade intrusiva.
hi5 - os amigos vencem sempre?
No primeiro semestre deste ano, pela análise do Google Trends + Google Zeitgeist, as palavras mais pesquisadas em Portugal foram
- YouTube
- hi5
- gmail
- jogos
- Google
Do top5, três das palavras mais pesquisadas (youtube, gmail e google) são exclusivamente produtos Google, o que torna as coisas mais sinistras. Mas tirando esta hegemonia da google do caminho, torna-se evidente uma vez mais o poder das redes sociais. O Hi5 domina em Portugal e o YouTube cria cada vez mais adeptos, para tristeza do Sapo.Vídeos (muito embora aqui e ali o sapo.vídeos vá tendo alguns casos de sucesso).
A questão que dominará 2008 é: o vídeo manterá a liderança nas pesquisas, ou as redes sociais e a busca de amigos, amizades mais momentâneas ou mais duradouras vão ainda mais tomar de assalto uma percentagem maior do tempo de uso da internet?
Ou, como dizem outros, estaremos nós todos a olhar para o mesmo sítio quando, afinal, a 'next big thing' está mesmo aqui ao lado e ainda ninguém reparou?
........................................................................................
Aceder ao Ver YouTube:
www.youtube.com ->
Aceder ao hi5 português:
www.hi5.com - (Portugal) ->
........................................................................................
Captain Power and the Soldiers of the Future
Relembro hoje aqui uma das séries mais míticas e que pertencem ao conjunto de memórias bem vivas de um núcleo duro de amigos. Quando nos juntamos a falar disto, diminuímos 60 centímetros, as nossas vozes voltam a ficar meio esganiçadas e a pele com as primeiras borbulhas. Pôxa, às vezes chegamos a ser tão nostálgicos que até chateia!
Realço, do vídeo, as óptimas linhas da voz-off:
Obrigado P. pelo vídeo! (e bom regresso de férias!)
Popular Posts
-
Lembram-se? " Um homem acorda a meio da noite com sede. Levanta-se ensonado, vai até à cozinha, acende a luz, abre o frigorífico, be...
-
A rubrica semanal da SIC estreou agora como programa integral de uma hora, ao final da tarde. O " Nós Por Cá " já era falado e re...
-
Está formalmente e finalmente online o www.parlamentoglobal.pt . O Site Parlamento Global reúne portanto um conjunto de infografias assinad...
-
Isto dos rumores tem que se lhe diga. nunca são inteiramente verdade, mas também nunca são inteiramente mentira. O difícil é perceber que pe...
-
" REBELDE WAY " vai estrear na SIC em Agosto. Mas já há vídeos online. Acho curioso, olhando para o site, que estão criadas contas...
-
Segundo já consta, a Playboy de Agosto terá na capa a conhecida taróloga e apresentadora de televisão, Maya. PRIMEIRO - A Ver Vamos Se Isto ...
-
incluo e inscrevo as palavras sexo, orgia, líbido, clítoris e ornitorrinco na esperança de quem as procure na web aqui vir parar. se é o se...
-
Hoje o Calvin está indisponível no Público-Online. Hoje não é um dia bom.
-
Vem aí o novo programa de Luciana Abreu - LUCY: www.sic.pt/lucy » Luciana Abreu estará a preparar com Nuno Santos uma presença muito ao est...
-
O filme terá por aí 2h de duração, mas não estreia no cinema, só TV. Para já, fico triste ao ver o Pontiac reduzido à nossa memória dos anos...
Blogroll
Categories
- 2007 (22)
- 2008 (27)
- 2009 (37)
- 2010 (5)
- 2010 social media (1)
- 2012 (5)
- 5meianoite (1)
- 5meianoite rui veloso boinas (1)
- aeiou web design novo (1)
- alvim (1)
- amazon (1)
- android (1)
- angry birds (1)
- apple (1)
- arquitectura (3)
- aviao (1)
- bebes (1)
- best (107)
- blogs (6)
- boinas (1)
- bombeiros (1)
- bonecada (30)
- branding (1)
- business (1)
- buzz (1)
- campanha (1)
- canal (1)
- carros (1)
- caso (1)
- comida (11)
- compras (25)
- condomínio (5)
- confusao (1)
- conversas (43)
- cozinha (1)
- crise (1)
- cristiano ronaldo filho mae (1)
- cronica (1)
- design (32)
- digital (1)
- doces (1)
- facebook (1)
- ferias livros nokia (1)
- foto (27)
- fotos (2)
- fun (137)
- futuro (1)
- galaxy (1)
- game (1)
- gente (1)
- gobern (1)
- gosto (125)
- grafismo (30)
- gripe (1)
- heroisdeportugal (1)
- hi5 (1)
- incrivel (1)
- instagram (372)
- ios (1)
- iphone (1)
- ipod (4)
- jogo (1)
- jogos (1)
- kid (14)
- links (15)
- mail (1)
- marca (1)
- marketing (27)
- marketing digital (2)
- martim (6)
- mena (1)
- miguel portas (1)
- mobile (7)
- movies (22)
- mulher (23)
- mundo (47)
- music (50)
- musica (1)
- natal (16)
- net (65)
- news (107)
- nilton (1)
- nokia mobile (2)
- noticias (2)
- novidades (74)
- odeia (19)
- parque (1)
- pedro (1)
- pensée (29)
- pessoas (7)
- piloto (1)
- pingo doce (1)
- playboy (1)
- pocoyo (3)
- portugal (1)
- pos graduacao social media mkt (1)
- prazeres (43)
- prendas (18)
- programas (1)
- promocao (1)
- pub (53)
- publicidade (1)
- publico p3 (1)
- ratos (1)
- redes sociais (4)
- redes sociais marketing digital (2)
- reflexões (57)
- responsabilidade social (1)
- revistas portugal penthouse (1)
- ricvisited (3)
- rita pereira (1)
- rtp (1)
- s3 (1)
- samsung (2)
- saudades (1)
- saudosismos (17)
- sIII (1)
- smartphones (1)
- social media (2)
- starbucks (1)
- telemoveis (1)
- times google guardian jornais pagos (1)
- tv (13)
- twitter (5)
- UI (6)
- usabilidade (29)
- vendas (1)
- viagens (11)
- video (149)
- vinho (24)
- viral (2)
- web (41)
- web social 2.0 like pizza (3)
- work (23)
- youtube (92)
Archives
-
▼
2007
(281)
-
▼
outubro
(17)
- www.sic.pt > programas
- SAPO > MOTORES
- Google lança teste em beta em anúncios de TV com r...
- www.hi5.com - nova imagem do hi5
- www.elpais.com - upgrade por um designer português
- www.newsweek.com
- História da Publicidade, Anúncios Antigos e alguma...
- Obra de Arte
- Ok - depois do remake, vem o original
- PARABÉNS!
- WWW.YOUTUBE.COM - Rush Hour III - Yu and Mi
- Música Música Música & Mais Música
- Como Pagar as Dívidas
- Pôxa, há já quanto tempo que eu não ouvia nem lia ...
- www.iol.pt - PORTAL IOL: informação, desporto, mús...
- hi5 - os amigos vencem sempre?
- Captain Power and the Soldiers of the Future
-
▼
outubro
(17)