www.iol.pt - PORTAL IOL: informação, desporto, música e acessos à internet

O portal IOL (www.iol.pt) é um dos top diários de visitas em Portugal. Informação, desporto, música e acessos à internet - dizem eles, pois eu pago um café a quem entrar pela primeira vez no site IOL e encontrar a palavra "acessos" em menos de 5 segundos.

Como portal, o IOL é mais um filho que tende a agregar conteúdos do grupo a que pertence - neste caso, Media Capital. No IOL, por isso, a publicidade vem primeiro. Ou seja, é como dizer "o nosso principal conteúdo são anúncios". Antes de abrir a página, lá temos nós que gramar com 'floating ads', e depois mais este e aquele pop-up e, depois de o IOL carregar por completo a página, até já levamos com publicidade-vídeo que arranca de imediato e com som e tudo - yupii!

Para que vou ao IOL, então?
Bem, não o visito senão para estar a par do que se faz em Portugal, do tipo de sites que massivamente as pessoas usam e dos constrangimentos e prazeres que sites como o IOL oferecem.

O que acho curioso no caso do IOL é que de facto o site tem imensos conteúdos, e muitos deles interessantes, mas cada vez que olho aquela homepage de notícias e destaques e passatempos e links, cada vez acho mais curioso observar como se pode organizar de forma tão pouco eficaz a informação que ali é disposta.

Tirando a útil janela de destaques de notícias (num design meio rebuscado e 'demodé', mas enfim), tudo o resto me parece desprovido de nexo e de um fio condutor coeso na arquitectura de informação. Irei deter-me um destes dias mais a fundo em como o IOL poderia ter uma página de entrada (muito) melhor e quais os erros que encontramos depois de escrever www.iol.pt e termos de fechar trinta ou quarenta anúncios pelo meio.

Até lá, optem pelo portal que vos der mais informação e com menos publicidade intrusiva.

POSTED BY Unknown
POSTED IN , , ,
DISCUSSION 0 Comments