www.sic.pt

Muito deve estar a ser falado e escrito sobre o lançamento das novas páginas da Sic (www.sic.pt), sobretudo sob o tema "Como não dizer que se tem um site novo quando não se tem um site novo e parte das novas funcionalidades estão ainda inacabadas".

Mauzinho? Exporei seguidamente os pontos críticos. Apenas uma simples e rápida 'review' à página principal. Verão depois se estou a ser mauzinho ou até muito condescendente. Faço notar que a análise feita não é com base num utilizador comum, mas como profissional do sector, pelo que peço a compreensão aos demais por alguns detalhes:




BROWSERS:
Internet Explorer 6 - tudo normal. Firefox 2.0 - aparentemente tudo normal. Internet Explorer 7 - erros nas imagens de fundo, o que provoca a ilegibilidade total nalgumas áreas. Segue, portanto, o report feito com base no Firefox.

LINKS TEXTO:
Desde o disclaimer ao fundo (a negro), aos títulos dos destaques ao fundo (verde), ao título das notícias (azul), às secções (vermelho) passando ainda pelos programas em destaque na coluna do guia (branco) - dá assim para ver a miscelânea do que são links texto na nova homepage; valha-nos ao menos todos fazerem sublinhado no 'over' do 'mouse'. Pedia-se, ainda assim, mais homogeneidade, facilidade de utilização e cuidado por melhores acessibilidades...

TABS
A opção pelas 4 'tabs' no topo parece-me útil e facilitadora, face à navegação anterior. Discordo da terminologia "Hoje na Sic", para a homepage - não só não é intuitiva como também não me parece ser a mais correcta; 'Destaques', 'Página de início' ou 'Homepage' seria mais fácil e mais coerente, até porque nem tudo nesta página é, de facto, o que se passa hoje na Sic...

ALT'S
Alt's nas imagens com link são mentira...

Guia TV:
a ideia de colocar à cabeça o Guia TV dos canais é uma boa ideia; colocar a informação toda já não me parece tão boa ideia - em termos de aumento de tráfego pode ser um pau de dois gumes.

Informação/Notícias:
passar da anterior filosofia, com grande destaque à manchete, para passar a colocá-la na coluna central (a mais estreita, apertada dos lados pelas outras duas colunas), acho que é uma má opção. Olhando com calma, percebe-se que perde força e pode ser perigosa, tendo ao lado imagens de ficção e entretenimento. Navegando até à nova homepage de informação, onde a opção por 4 colunas me parece natural, o que se fez com elas é que me parece perigoso e contraditório, senão repare-se:

Na homepage geral, a grande manchete está ao centro, ao topo; depois dela e abaixo estão os vídeos, ao centro e a meio; e depois ainda mais abaixo estão os dossiers, neste caso com o destaque ao caso Maddie, só visível abaixo da 'linha de água' do ecrã;
VS.
Mas entrando na homepage de notícias, os dossiers e o destaque da Maddie já passaram para o topo e ficaram acima dos vídeos, que agora estão à esquerda e a morder a 'linha de água' - Dualidade de critérios editoriais?

Nota a vermelho: já alguém disse a alguém que as notícias quando abrem não mostram data...

VÍDEOS
a colocação de destaques vídeo na home parece-me também um ponto a favor; a navegação e a obrigação de dois cliques para ver o vídeo (1 = seleccionar, 2= play) já não me parece tão bom; o número de destaques também me parece exagerado.

BURACO NEGRO
O Guia TV, ao não ser redimensionável dinâmicamente, provoca várias vezes imensos 'buracos negros'; saber disto e não ter feito testes e criado soluções para contornar esta situação parece-me leviano.

RSS
Para que os novos browsers 'agarrem' e identifiquem de imediato os links RSS que um site possui, basta que se coloquem os links no código HTML; aqui optou-se pelo mero botão laranja de RSS colocado ao fundo - inexplicável.


No geral,
percebe-se a ideia de fundo e o redesenhamento, sobretudo na re-atribuição dos pesos a dar a cada coisa. Creio, contudo, que se perdeu a força dada à informação relativamente à solução anterior, sobretudo os destaques e caminhos para sub-áreas. De qualquer forma, nem tudo é trágico e há pontos muito positivos. O que sobra, contudo, é que por entre um lançamento tardio e um primeiro dia caótico (serviço em baixo, destaques que ora estão ora não estão, erros, ...) transpire ainda uma solução meio acabada.

O tempo, esse, dirá de sua verdadeira justiça. O tempo e os utilizadores.

POSTED BY Unknown
POSTED IN ,
DISCUSSION 6 Comments

6 Responses to : www.sic.pt

  1. Anónimo says:

    Espero que esteja a falar para o canal SIC em geral....mas que vergonha de Televisao...com ou sem acentos da minha pessoa....Afinal a TVI, que sempre fiz boicote, esta a ficar mais acessivel que voces. Para nao dizer ,canal nojento ,sem Cultura nenhuma, sem vergonha daquilo que nos tentam impingir....ou seja,canal da GRANDE ME::DA e depois ficam admirados que vejamos os canais por cabo ou satelite. UM conselho..Facam ferias no Estrangeiro e aprendam

  2. Anónimo says:

    espero que alguem da sic leia o que as pessoas escrevam,mas que ao ler tenha vergonha e faça com k seja feita alguma coisa.É tão triste,eu vejo a sic desde k me lembro dela existir,hoje em dia so as noticias me prendem.os programas do horário nobre são simplemente horrorosos.já ninguém suporta tantos malucos"NÃO SEI DAS QUANTAS"NEM 2NOVELAS SEGUIDAS.

  3. Justiceira says:

    Há 3 semanas fui impedida de circular na Av. da Liberdade, entre o Marquês e a Alexandre Herculano por causa de um prédio em ruínas que se encontra abandonado.

    A protecção vergonhosa que o Estado/governo dá aos proprietários/senhorios, sem que nada o justifique, visto tratar-se de um negócio privado e que, por isso, deve ter um tratamento igual a todo e qualquer outro negócio é injusta para todos aqueles que investem o seu dinheiro em fábricas, e outros tipos de empresas, pois vêem o estado proteger um negócio parasitário e não os protege a eles que até criam postos de trabalho.

    Como se isso não bastasse, pasme-se, o Estado e as Autarquias, ainda cortam ruas, avenidas, becos e travessas por causa de prédios devolutos que estão em ruínas, ao abandono, sem que os seus propritários/senhorios sejam responsabilizados pelo o estado ruinoso em que se encontram os imóveis, pondo em risco a via publica e a vida das pessoas, dando a sensação que esses senhores podem matar à vontade sem serem criminalizados por isso!

    Quem paga o equipamento camarário e o trabalho do pessoal necessário para a colocação e manutenção do mesmo?
    (veja-se o que se passa no prédio construído nos terrenos do antigo mercado do Matadouro, junto ao Saldanha)

    Quem paga aos policias que sao deslocados diáriamente para controlar os engarrafamentos de trânsito causados pelo fecho das artérias?

    Quem paga aos automobilistas os prejuízos causados por esses desvios que têm de fazer para chegar ao seu destino?
    (veja-se o que se passa com o prédio na Rua Alexandre Herculano esquina com a Av. da Liberdade)

    Essas despesas devem ser contabilizadas e apresentadas aos proprietários/senhorios dos respectivos prédios!

    Para quando uma lei que criminalize estes senhores, (propritários/senhorios), e os condene, em caso de morte e outros tipos de danos, a prisão efectiva e os expropie dos imóveis de que são proprietários e aos quais não ligam nenhuma?

    Se quem tem uma fábrica e, se não tiver dinheiro, tem de a fechar, porque é que os proprietários/senhorios não devem ser obrigados a fazer o mesmo?

    Quem não tem dinheiro não tem vicios!... Há que pedir contas e responsabilizar estes senhores em vez de andar vergonhosamente a protege-los!

    Cumprimentos
    Alda Torres

  4. Justiceira says:

    Vi no Jornal da Noite da SIC a noticia de que o governo quer dinamizar o mercado de arrendamento em que um representante da APL/senhorios se queixava das lei das rendas antigas.



    O argumento utilizado pelo representante dos proprietários/senhorios é falacioso. Basta reportarmo-nos à década de 80 em que o 1º ministro de então, Prof. Cavaco Silva, liberalizou a lei das rendas e que, como se tem visto, por culpa dos senhorios, não teve resultados para o mercado de arrendamento.



    Todos nós sabemos que os senhorios de hoje, ou são herdeiros das propriedades ou são especuladores que compraram à espera da morte de alguns inquilinos ou da protecção vergonhosa do governo/estado.



    Não se compreende que, com uma lei que liberalizou as rendas na década de 80, onde cada proprietário é livre de pedir o dinheiro que quiser pela renda da sua propriedade, se continue a assistir a prédios devolutos e em ruínas sem que o estado e as autarquias intercedam no sentido de os obrigarem a restaurarem-nos o que põe em risco a via publica e a vida das pessoas.



    Depois, alugam ou vendem como e a quem quiserem. Se não quiserem fazer obras, o estado deverá intervir taxando as casas devolutas como se estivessem alugadas em função do valor da renda previsto para a respectiva zona..



    Porque não alugam as casas?



    Porque andam muito preocupados com as rendas antigas cujos contratos foram assumidos pelos seus antepassados com assinatura reconhecida por notário o que garante o cumprimento do mesmos!?

    (governo que mande rasgar contratos é um governo sem credibilidade)



    Porque acha o governo que deve proteger este negócio privado se não protege outros que até não são parasitários e até criam postos de trabalho como, por exemplo, as fábricas que fecham às centenas arrastando para o desemprego milhares de trabalhadores!?



    Será porque os políticos também herdaram prédios e não fábricas?



    Tudo isto é muito estranho. Se desde a década de 80 os senhorios podem alugar as casas pelo preço que entenderem, porque não as alugam?... Porque acham que têm prejuízo nas rendas antigas?... E nas casas vagas que não arrendam, já não têm prejuízo?



    Quem me responde a esta situação vergonhosa?



    Cumprimentos

    Alda Torrres

  5. Anónimo says:

    eu acho nao deviam meter no ar semprem coisas repetidas e refiro-me ao camilo,aos malucos do riso que ate ja deixou de ser motivo de riso, isso tudo ja cansa e demais se nao tem programas para darer prolongem as novelas um pouco.

  6. Anónimo says:

    Não gosto de apelar ou melhor criticar pelo NEGATIVO, mas gostava que revissem algumas coisas se possível.Começando pelo "Fátima" Ela está linda mas os comentários e a risota com o Nuno Eiró começam a cansar. É "graça" com pouca graça. Riem-se só para dar audiências? O contiúdo é fraco.Depois la vem uma desgraça e fica tudo a chorar. Da Ana Filipa a Fátima esqueceu-se. Quando se abraça uma causa ela deve ir até ao fim e sem querer magoá-la não posso esquecer que quem deu a conhecer ao PAÍS o caso desta Menina FOI A FÁTIMA quando há muito tempo levou o BALTAZAR à SIC no programa da Manhã.Depois tentou e bem apoiar o sargento mas QUEM LANÇOU O VENENO QUEM FOI? Quando se aborda um problema deve-se levar as duas partes. Talvez hoje a menina não estivésse a ser um joguete nas mãos de tanta desumanidade. É vêr no site do BALTAZAR QUEM OS APOIA e fica muita coisa explicada. E os outros que sofrem com a ANA FILIPA e com os PAIS GOMES temos de ficar calados? Nada podemos fazer. Vá SIC e Fátima sejam coerentes e lutemos UNIDOS. O SILÊNCIO PARECE UMA COBARDIA. Curiosamente nunca ouvi o Sr.Criminalista MOITA FLORES DIZER UMA PALAVRA SOBRE O ASSUNTO. Não será CRIME o que estão a consentir inclusivé O PGR que até já mudou de atitude."LAVAR AS MÃOS" ou Nada fazer é o mais fácil. Não vos perdoo e um dia a ANA FILIPA vai perguntar - PORQUÊ ? Porque me ABANDONARAM, quando sabem que nestes casos a comunicação social é o Unico MEIO que CHEGA A TODA A GENTE. SOU MÃE ADOPTIVA E DE CORAÇÃO. Aprendi e aprendo todos os dias com as minhas filhas como é que as crianças encontram formas de se defender e tentam superar o MEDO. Por mim estarei disposta a dar o meu testemunho e a verdade da nossa vida por vezes dífícil, mas VERDADEIRA. Ensinar os que nos ouvem a PENSAR com a verdade dos factos e nhão com aquilo que temos dentro de NÓS não é tarefa fácil, mas pelo menos vale a pena TENTAR.
    Sou uma mãe sofrida mas unida ao Luis e à Lina.ML