Criatividade, Expressão e Blogs

Tendo dado de caras hoje com este post da Maria João no seu blog, reencontro uma das Ted Talks que o meu amigo Perusio me havia recomendado há pouco tempo, e nisto dou por mim a escrever este post que ficou pensado mas não escrito, da primeira vez:

Acho verdadeiramente espantoso o foco que Ken Robinson coloca na criatividade ("as important as literacy"). Mas lamento que neste mercado de trabalho por aí fora haja tanto assassinato à mesma.

Felizmente alguns de nós vão-se safando.

Ensinar criatividade não é fácil; mas o difícil de encontrar nem é tão só quem saiba ensiná-la, mas tão simplesmente estimulá-la, defendê-la - - é que a muita gente a criatividade não dá jeitinho nenhum. É sempre preferível ter toda a gente bem ensinada e bem mandada, porque a criatividade tem essa coisa chata de levar à reflexão, de muitas vezes levar-nos a questionar o que existe, diria mesmo quase sempre a questionar o que existe.

Talvez por isso a criatividade seja a primeira a ser abatida nas sociedades não livres. E mesmo nas restantes, há uns quantos inteligentes que opinam sobre quem a tem como aquela "coisa gira, os criativos que têm ideias giras"; mas nem por isso deixam de opinar que "é preferível deixá-los ficar numa sala fechada". Não é que sejam "tipos esquisitos" e nem é para "não serem contaminados pelos restantes e poderem continuar a ter ideias giras". Treta. O receio é precisamente o de que contagiem os demais.


Haja os blogs.

POSTED BY Unknown
POSTED IN ,
DISCUSSION 3 Comments

3 Responses to : Criatividade, Expressão e Blogs

  1. Jonas says:

    Não acho que a criatividade se ensine. Explora-se, incentiva-se, motiva-se, mas não se ensina :)

    A questão é, tendo o puto de fazer o ensino obrigatório, como é que se explora, incentiva, motiva a criatividade ? Actividades extra curriculares que são tão formatadoras como a escola?

    Ando à procura.....

  2. Unknown says:

    mto pessoalmente acho o mais importante a descobrires não o "como", mas o "o quê".

    o que é que o desafia?

    se não o desafia, se não o provoca, nunca vai estimulá-lo nem fazê-lo pensar, criar ou recriar.

    comigo, o importante foi encontrar pessoas. e tive a felicidade de encontrá-las dentro como fora da escola. People. People. People. Look out for the right people. dead or alive. =)))

  3. Jonas says:

    Ok, desenho, tem um jeito que não herdou de mim, um jeitaço (e não sou eu a ter orgasmos com os gatafunhos do menino), mas não há actividades extra curriculares nesta área, de jeito.....com pessoas da mesma idade.