Gostar de Vinho

Arrancar um post com um título destes quase me coloca como um bebedolas, mas não é nada disso. Ainda tentei, com as iniciais em maiúsculas, criar um certo 'élan' à coisa, para se perceber que aqui falo de gostar mesmo, daquele gostar de quem aprecia, de quem ambiciona no palato encontrar aqueles vinhos que tornam um jantar entre amigos um momento ainda mais especial e até divino.

Para mim, que não sou 'expert' nem 'conoisseur', escolher uma garrafa de vinho é difícil e angustiante, mas ao mesmo tempo um desafio cativante e viciante.

Porque para o comum dos mortais os rótulos nada dizem. Nesses rótulos deveria vir a história e estórias, em vez das localizações e de algum yada-yada sem interesse e igual a meia-dúzia da concorrência. Eu preferia rodar a garrafa e ler sobre o que aconteceu durante o ano, como evitaram as maleitas e que conversas foram tendo naquelas tardes sem muito para fazer, sobre o cheiro da terra e sobre o dia-a-dia dos vizinhos. Assim uma espécie de texto promocional envolvendo a Terra e as gentes da rua, ao estilo do Paul Auster.

Não seria uma boa?

É que comprar vinho é um tiro no escuro.
Usando um paralelismo: comprar uma garrafa de vinho seria como ir à Zara comprar uma camisa e tê-las todas dentro de caixas, onde na caixa diria:

"Com 100% algodão e tratamento anti-nódoa, reúne no corte um estilo elegante e encorpado simultaneamente. Nobre e de padrão moderno e arrojado, conjuga extremamente bem com gangas escuras e caquis, como sempre as mais puras linhas da Quinta de Linho nos habituou."

Resultado: mais de metade das vezes não gostaríamos da camisa...

E com isto:
Alguém sabe de bons sites portugueses sobre vinho?


=|

POSTED BY Unknown
POSTED IN , , ,
DISCUSSION 1 Comment

One Response to : Gostar de Vinho

  1. Anónimo says:

    adorei!
    pena que ninguém respondeu, pra assim, também me ajudar a não dar mais tiros no escuro.


    abraço,
    Mariana