PHOTOSYNTH > Microsoft Live Labs

O PHOTOSYNTH é uma das mais recentes tecnologias lançadas pelos laboratórios da Microsoft. Combina dezenas ou centenas ou pode mesmo ir a milhares de imagens de um mesmo local para formar uma versão tridimensional desse mesmo local, objecto ou documento. As fotos podem ter sido tiradas por pessoas diferentes e com máquinas diferentes.


O início disto teve por base o SeaDragon, criado para gerir grandes volumes de informação visual de forma rápida e intuitiva. Basicamente a solução (ver link do vídeo, mais abaixo) parte de fornecer apenas a informação que 'cabe' no ecrã - ou seja, o total de pixéis da resolução de ecrã que temos definida no nosso computador. Assim, ao aceder a uma foto, descarregamos apenas a foto para a resolução que pedimos, e não a foto na sua versão original; se fizermos zoom, iremos igualmente descarregar novamente não a foto inteira, mas apenas a parte da foto que ficará visível para a nossa resolução de ecrã.

clever, hum!?
=)


Podemos ver um exemplo disto em funcionamento tendo por base a Praça de S. Marcos, em Veneza, Itália:
http://labs.live.com/photosynth/collection=sanmarco/ ->

Basicamente o princípio de acoplagem das fotos é o mesmo que o de programas tão simples como o PhotoStitch da CANON: áreas da foto com características únicas servem de chave para outras poderem aí encaixar e formarem todas, então, este ambiente virtual e tridimensional.

Actualmente a Microsoft está já a aplicar esta tecnologia nalguns mapas do Live Search Maps, (basta escolher a opção 3D).

Microsoft Live Labs ->

Mais sobre o Photosynth ->

Podem também ver um vídeo explicativo feito pela WIRED, aqui:
http://labs.live.com/Photosynth+On+PBS ->


(obrigado Zé, pela dica!)


POSTED BY Unknown
POSTED IN , , , ,
DISCUSSION 0 Comments