Morreu Pedro Bandeira Freire

Para quem não sabe, Pedro Bandeira Freire foi o fundador em 75 das famosérrimas salas de cinema Quarteto, em Lisboa. Estão hoje em dia decadentes. Aliás, encerradas. Quem lá se arriscou ir para ver algum do bom cinema que tarda ou nunca chega às salas dos centros comerciais, decerto se arrepiou com o veludo gasto das cadeiras, o odor a mofo ou o silêncio tétrico do vazio que se instalara nos últimos anos (mas se o filme fosse 'noir', policial ou de terror, o 'clima' acabava até por funcionar tremendamente bem!).

Infelizmente, é mais um espaço de cultura da cidade de Lisboa que definha. Agora o futuro não se sabe. Incerto. E com o desaparecimento de Bandeira Freire, o seu maior defensor, questiono-me quem irá recuperar ou que destino darão às salas...

Pessoalmente, vivi ali momentos de cinema inesquecíveis. A própria sala/átrio junto à bilheteira servia de espaço onde se reuniam amigos e onde podíamos chegar meia-hora antes, mesmo já tendo os bilhetes comprados, para debater o tema mais banal ou intenso. Também isto fazia parte do cinema, e não apenas os minutos fechados na sala durante a projecção.

O futuro, agora, logo se verá...

Link para a notícia no site RTP:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=340063&visual=26&tema=5 »


POSTED BY Unknown
DISCUSSION 0 Comments