VPOD.TV - video player, mobile tv, channels, monetization & more


Desde 2006 que a vpod.tv anda na calha para arrancar.
confesso que já me tinha esquecido do projecto cujo nome de referência é Rodrigo Sepulveda Schulz. É pelo menos o que mais vezes tem sido citado no TechCrunch sobre este projecto.


A ideia da vpod.tv é ser mais um site de upload de vídeos, partilha e oferta dos vídeos multi-plataforma (mobile, PSP, etc.), sendo este último ponto um dos maiores chamarizes. Contudo, não deixa de ser mais um. Ou não será bem assim?...

O eixo de comunicação da vpod.tv tem mudado ao sabor dos tempos. Primeiro Rodrigo Schulz falava no projecto como uma versão europeia do Brightcove ("The vPod.tv Play" ), mas estas declarações foram a 20 de Maio de 2006. O problema é que em Dezembro último a Brightcove.tv decidiu fechar as portas... ("Brightcove.TV Gets Its Plug Pulled (Sort Of)" ).

Vai daí, afinal o posicionamento da vpod.tv já não é uma versão europeia da Brightcove.tv, mas afinal já é mais do tipo Revver ("vpod.tv Raises $5.1 Million: First Look") . Ou seja, upload e partilha de vídeos em todas as plataformas e com foco nas receitas publicitárias.

"Money, money, money", diriam os ABBA.
Mas será esse foco suficiente para atrair alguém, quando o próprio YouTube já está a abrir os cordões à bolsa e a partilhar receitas com os users? Ou mesmo o eixo da comunicação assentar vezes sem conta na europeização como defesa contra 'the all-mighty-americans'?

Talvez não.
E perceberão então, vendo o site, como até há por ali boas ideias. O conceito e comunicação estão agora mais centrados numa lógica de TV e não tanto de vídeos on-demand espalhados pelo cyberespaço, mas organizados pelos próprios utilizadores segundo uma lógica de canal de televisão. Uma espécie de YouTube-meets-Joost, mas sem ter de instalar qualquer plug-in.
=)


Para espreitarem, basta ir a "http://corp.vpod.tv"

POSTED BY Unknown
DISCUSSION 0 Comments