YouTube - www.youtube.com - 3 anos de vídeos e mais vídeos
Soprando as velas de 3 anos neste mês de Fevereiro, terá o lema do YouTube - "Broadcast Yourself"- realmente pegado?
Sim. Dirão uns. Definitivamente. Dirá a maioria. E outros lembrarão que uma parte significativa do que pulula de vídeos colocados no Tube são de produção alheia - séries, videoclips, excertos de programas, genéricos, etc, etc. Mas para além do "Broadcast Yourself" e do Re-Broadcast O Que Viste, o YouTube conseguiu ainda , a meu ver, 3 grandes feitos: promover o final da inércia, capitalizar a criatividade e, ainda, cimentar uma nova estética.
O Fim da Inércia
Hoje temos, certamente, muito mais gente que acredita que pode gravar um vídeo seu e colocá-lo na web, seja no YouTube, no Sapo Vídeos ou noutro site qualquer. E mais: que acredita que isso pode marcar a diferença, pode chegar a outras pessoas e pode mudar a sua própria vida. A partilha vingou. E a esperança de muita gente também, conseguindo mostrar o seu talento, a sua parvoíce ou simplesmente mostrando-se, e angariando visitas e comentários, matando a solidão, reunindo novos conhecidos e, até, nalguns casos, saltando para a fama. É um tempo ainda de certo modo naïf, e que mais cedo ou mais tarde irá mudar, mas até lá...
Criatividade ou re-Criatividade
Por outro lado o canal de vídeos mais visitado de todo o mundo conseguiu ainda pôr a mexer imensa gente num sentido mais criativo, despertando para a facilidade com que, até primariamente, se pode fazer um videoclip. Deu-se o boom da Creative Commons. Nasceu a era do "Share, Remix, Reuse". E num ápice, de facto, assistimos a uma chusma de jovens pseudo-realizadores (e alguns mesmo bons) a utilizar os seus telemóveis, câmaras fotográficas e de vídeo, ou simplesmente remixando imagens e sons e colocando peças novas, únicas, para todos as vermos, votarmos, comentarmos e partilharmos.
Uma Nova Estética
Mas o boom do vídeo na web promoveu ainda um passo decisivo para a história do audiovisual, de onde o YouTube não se safa de ter um papel fulcral como principal porta de angariação de vídeos. Uma nova estética. Obrigando a limites no upload dos vídeos, e tendo ainda a grande maioria de nós, em casa, aparelhos de vídeo, webcams, computadores e ligações web que permitem apenas trabalhar os vídeos com uma qualidade abaixo da média (o tal chavão "qualidade web"), os utilizadores passaram a ver TV sob uma lógica permissiva no que toca à qualidade. O próprio termo "digital", tantas vezes conotado com "superior qualidade", sofreu um revés, estando também conotado com tamanhos de janela de vídeo pequenas, pixelização, som assíncrono, etc, etc. E o curioso: quase ninguém se importou com isso.
E tudo isto em apenas 3 anos.
........................................................................................................................................................................
Reportagem da RTP, ao bom estilo YouTube, sobre o seu 3.º aniversário:
"Youtube completa este mês três anos" ->
Endereço geral do 'tube:
www.youtube.com ->
um blog sobre tudo e sobre nada, assim como quem passa por lá todos os dias só para ver o que sai na rifa.
Popular Posts
-
Lembram-se? " Um homem acorda a meio da noite com sede. Levanta-se ensonado, vai até à cozinha, acende a luz, abre o frigorífico, be...
-
A rubrica semanal da SIC estreou agora como programa integral de uma hora, ao final da tarde. O " Nós Por Cá " já era falado e re...
-
Está formalmente e finalmente online o www.parlamentoglobal.pt . O Site Parlamento Global reúne portanto um conjunto de infografias assinad...
-
Isto dos rumores tem que se lhe diga. nunca são inteiramente verdade, mas também nunca são inteiramente mentira. O difícil é perceber que pe...
-
Segundo já consta, a Playboy de Agosto terá na capa a conhecida taróloga e apresentadora de televisão, Maya. PRIMEIRO - A Ver Vamos Se Isto ...
-
" REBELDE WAY " vai estrear na SIC em Agosto. Mas já há vídeos online. Acho curioso, olhando para o site, que estão criadas contas...
-
incluo e inscrevo as palavras sexo, orgia, líbido, clítoris e ornitorrinco na esperança de quem as procure na web aqui vir parar. se é o se...
-
A SIC continua a reformular o seu site web, desta feita com a criação de uma nova área - programas. De facto, era uma falha incrível que fac...
-
Vem aí o novo programa de Luciana Abreu - LUCY: www.sic.pt/lucy » Luciana Abreu estará a preparar com Nuno Santos uma presença muito ao est...
-
Hoje o Calvin está indisponível no Público-Online. Hoje não é um dia bom.
Blogroll
Categories
- 2007 (22)
- 2008 (27)
- 2009 (37)
- 2010 (5)
- 2010 social media (1)
- 2012 (5)
- 5meianoite (1)
- 5meianoite rui veloso boinas (1)
- aeiou web design novo (1)
- alvim (1)
- amazon (1)
- android (1)
- angry birds (1)
- apple (1)
- arquitectura (3)
- aviao (1)
- bebes (1)
- best (107)
- blogs (6)
- boinas (1)
- bombeiros (1)
- bonecada (30)
- branding (1)
- business (1)
- buzz (1)
- campanha (1)
- canal (1)
- carros (1)
- caso (1)
- comida (11)
- compras (25)
- condomínio (5)
- confusao (1)
- conversas (43)
- cozinha (1)
- crise (1)
- cristiano ronaldo filho mae (1)
- cronica (1)
- design (32)
- digital (1)
- doces (1)
- facebook (1)
- ferias livros nokia (1)
- foto (27)
- fotos (2)
- fun (137)
- futuro (1)
- galaxy (1)
- game (1)
- gente (1)
- gobern (1)
- gosto (125)
- grafismo (30)
- gripe (1)
- heroisdeportugal (1)
- hi5 (1)
- incrivel (1)
- instagram (372)
- ios (1)
- iphone (1)
- ipod (4)
- jogo (1)
- jogos (1)
- kid (14)
- links (15)
- mail (1)
- marca (1)
- marketing (27)
- marketing digital (2)
- martim (6)
- mena (1)
- miguel portas (1)
- mobile (7)
- movies (22)
- mulher (23)
- mundo (47)
- music (50)
- musica (1)
- natal (16)
- net (65)
- news (107)
- nilton (1)
- nokia mobile (2)
- noticias (2)
- novidades (74)
- odeia (19)
- parque (1)
- pedro (1)
- pensée (29)
- pessoas (7)
- piloto (1)
- pingo doce (1)
- playboy (1)
- pocoyo (3)
- portugal (1)
- pos graduacao social media mkt (1)
- prazeres (43)
- prendas (18)
- programas (1)
- promocao (1)
- pub (53)
- publicidade (1)
- publico p3 (1)
- ratos (1)
- redes sociais (4)
- redes sociais marketing digital (2)
- reflexões (57)
- responsabilidade social (1)
- revistas portugal penthouse (1)
- ricvisited (3)
- rita pereira (1)
- rtp (1)
- s3 (1)
- samsung (2)
- saudades (1)
- saudosismos (17)
- sIII (1)
- smartphones (1)
- social media (2)
- starbucks (1)
- telemoveis (1)
- times google guardian jornais pagos (1)
- tv (13)
- twitter (5)
- UI (6)
- usabilidade (29)
- vendas (1)
- viagens (11)
- video (149)
- vinho (24)
- viral (2)
- web (41)
- web social 2.0 like pizza (3)
- work (23)
- youtube (92)
Archives
-
▼
2008
(151)
-
▼
fevereiro
(16)
- www.youtube.com - YouTube tem nova imagem
- 1 Ano Em Revista
- Bebé Que Fala!!! =0
- Kill Your Television
- www.slide.com
- Indiana Jones 4 - Trailer !!!
- Orsi Fehér
- "Solteiros" para o Dia dos Namorados
- INDIANA JONES 4 - o filme
- www.nickelodeon.pt - jogos, vídeos, fun zone
- www.parlamentoglobal.pt - a actualidade das activi...
- YouTube - www.youtube.com - 3 anos de vídeos e mai...
- VPOD.TV - video player, mobile tv, channels, monet...
- Daddy's got a new lamp!
- Sugestões Enólogas do Aprendiz: DONATÁRIO, 2006, B...
- BBC - conseguem encontrar a publicidade na foto???
-
▼
fevereiro
(16)