www.youtube.com - YouTube tem nova imagem

O popular YouTube prepara-se para ter cara lavada. A sua homepage será alvo nas próximas semanas de uma versão experimental junto de um painel de utilizadores. Provavelmente daqui a 2 meses estará em produção e pronta:
"New Experimental Personalized Homepage" ->

O que considero interessante e positivo na ideia por trás da equipa YouTube para a nova homepage é que, ao contrário de outros grandes sítios web, pretendem a customização da página mas não colocam o foco na necessidade do utilizador - ele próprio - customizar a página. Parece confuso? Nada disso.

Ao contrário da versão 'beta' da BBC (www.bbc.co.uk/home/beta/) ou o iGoogle (www.google.com/ig), a equipa do YouTube irá incluir conteúdo relacionado com as preferências de cada utilizador usando, para tal, a informação de que já dispõe, tal como o fazem com sucesso sítios web tais como Amazon e Last.fm. - é no fundo uma afinação dos mesmos conceitos.

Ou seja:
mais uma vez, a ideia de que alguém irá perder tempo a customizar a sua homepage é tudo menos visionária, antes podendo ser quase um desastre (a média de adesão ronda os 9%). Ao contrário, se pudermos nós fazer algum desse serviço, aí a coisa muda completamente de figura.

Contudo, e no caso do YouTube, aproveitar as estatísticas dos vídeos vistos, os votos nos vídeos, os favoritos, etc, etc - parece-me extremamente razoável e acertado para, com base nessa informação, customizar de forma dinâmica algumas áreas da homepage. Será portanto a primeira intervenção da filosofia Google na homepage do YouTube - filosofia que desde há anos assenta nos lucros da casa-mãe, ao ter conseguido relacionar com eficácia e mostrar anúncios para as palavras pesquisadas no motor de busca.

Podem ler o post do YouTube no blogue:
"New Experimental Personalized Homepage" ->

POSTED BY Unknown
DISCUSSION 0 Comments