RENAULT - anúncio publicitário sublinha segurança



Nas televisões nacionais temos tido a oportunidade de ver a versão reduzida do anúncio. Esta aqui acima é a versão integral, que passou nas televisões alemãs.

Para quem não viu nem sabe do que se trata, a Renault lançou uma campanha a lembrar e promover que oito dos seus modelos obtiveram as 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap. Em Portugal aproveitaram isso e juntaram ainda a uma campanha de promoção com redução de €3000 euros na compra de um destes modelos. Mas na verdade - pouco disto importa.

A mim, pessoalmente, importa-me este anúncio, o anúncio em si, que acho brilhante, sobretudo na sua versão reduzida de 45 segundos (não a encontrei no YouTube).

Primeiro, o uso da música clássica e de não outro género qualquer, elevando o valor da marca aos escalões de topo.
Segundo, utilizando um argumento de venda (a segurança) tantas vezes tão enfadonhamente tratado e mostrando-o com uma espectacularidade que será difícil agora de ultrapassar nos tempos mais próximos por outra marca.
Terceiro, toda a encenação e hábil disfarce dos condutores, o que permite personificar os carros e fazê-los assumir na coreografia o papel de humanos e não de simples objectos motorizados, mas em algo com vida própria (a dada altura chega a parecer que os carros são pessoas que brincam e chocam entre si, e não carros que estão a ser conduzidos por outrém num simples ou habilidoso test-drive).

Pela ruptura de comunicação que significa (tal como disse, em anúncios similares que tentam vender segurança automóvel debitando a voz-off infindavelmente e coloquialmente os valore dos testes), também eu dou 5 estrelas a este anúncio.

Agora só falta virem dizer que isto promove os acidentes nas estradas...

POSTED BY Ricardo Tomé
POSTED IN , , , , ,
DISCUSSION 0 Comments