Rádio Clube Português - slogan da estação de rádio

"Contado por nós, você acredita"

É assim que, diariamente, a estação de rádio recém reformulada pela Media Capital (Luís Osório e João Adelino Faria os nomes mais ligados à mudança) tem assinado as suas auto-promoções. Desde há 6 meses que o RCP - Rádio Clube Português tem vindo a querer marcar posição, e até já diz que se não ganhar 100 mil ouvintes nos tempos mais próximos é um desastre (Luís Osório dixit).

Vou, contudo, centrar-me na frase de promoção já referida acima.

Ora a jigajoga habilidosa de palavras e os trocadilhos, por vezes, dão nisto: o conceito e a mensagem que o RCP pretende passar são a de credibilidade, mas o resultado é que coloca no lado do ouvinte a credulidade.

O tom bem-disposto da voz-off tenta criar empatia e mostrar que isto afinal é apenas um trocadilho "inteligente" (sim, eu coloquei aspas), mas só adensa ainda mais a dúvida. Coloca-se a tónica no emissor (RCP), dizendo ao ouvinte que:
a) pode confiar cegamente no RCP (quando nos dias de hoje já ninguém confia cegamente sequer no cão, quanto mais numa das rádio por onde faz zapping no trânsito)
b) que por maior barbaridade que se possa um dia vir a dizer no RCP, o RCP conseguirá sempre convencer quem ouve de que aquilo é verdade.

Para além disso, a fraquinha frase traz implícita outra ideia- - - a de que só dá para acreditar se for contado no RCP, ora:
a) está portanto a dizer que as outras rádios não têm credibilidade nem poder de convencer ninguém
b) parece que os factos e a verdade não existem, antes são 'feitos' pelos que divulgam os factos (por vezes sabemos como isto é bem verdade, mas dizê-lo em voz alta e à boca cheia não cai bem a ninguém).

Ora qualquer pessoa sabe que factos são factos, verdades são verdades, e não será por serem contados por A ou por B que os factos deixam de ser boatos e passam a constituir factos. Quando se diz que "contado por nós, você acredita", está-se a dizer que "quando todos estão a contar a mesma coisa, só nós é que conseguimos fazer acreditar" - e desdobrando a mensagem desta forma podemos, portanto, perceber quão tortuosa é a premissa que está a servir de lastro a esta auto-promoção.

Ver site do RCP:
http://radioclube.clix.pt ->

POSTED BY Unknown
POSTED IN , ,
DISCUSSION 1 Comment

One Response to : Rádio Clube Português - slogan da estação de rádio

  1. Anónimo says:

    http://radiotadeboa.rg3.net/