Sugestões Enólogas do Aprendiz: OUTONO DE SANTAR 2004 (Branco) - Dão


O ano de 2004 já foi um ano excepcional em termos de vinhos, mas quando ainda se deixam algumas gotas de ouro para o final do outono, com as últimas uvas da quinta para se colherem já 'passadas', e quando se faz isso com mestria e se prossegue o processo com arte e todos os mil cuidados necessários, só podemos mesmo desfrutar no final de um verdadeiro néctar.


E aqui a palavra néctar ganha mesmo o seu sentido mais próximo da concepção comum diária - doce. Outono de Santar é um vinho de facto algo doce, um toque de mel nas uvas que já tendo passado o tempo vão escorrendo melaço e que aqui se nos oferecem com pouco mais de 12º mas capazes de nos deixar algo abananados. Perceba-se: é um vinho fenomenalmente 'sui generis', delicado e até feminino, e pode enganar o mais incauto.



Sendo monocasta, Encruzado, aproveitamos ainda mais o momento para nos desculparmos com um degustar demorado.

O enólogo da Vinalda -Pedro Souza- construiu aqui uma verdadeira pérola para se saborear em entradas leves (esqueçam grandes enchidos - não vale a pena para isso; juntem ao paio, a manteiguinhas, queijos refinados, polvo cozindo com bastabte cebola e pão) ou no final, a cortar o excesso do pecado nas sobremesas.

Encontram-no (por enquanto) a cerca de €9 no Jumbo.
E já não há muitas.

=)


POSTED BY Unknown
POSTED IN , , , , ,
DISCUSSION 0 Comments