www.optimus.pt - OPTIMUS lança nova imagem de marca


Em www.optimus.pt já dá para perceber claramente o relançamento da marca Optimus. Pelo menos a sua identidade visual. Veremos o que mais se segue. Pelas campanhas de teaser da Optimus que se viram esta semana, pouco deu para perceber. Mais do mesmo. As frases "ninguém vive sem notícias, vídeo, música, bla, bla, bla, bla", a meu ver, nada acrescentam. Fico a aguardar pelos próximos meses para tentar perceber que raio se vai passar.

O que desde já me deixa apreensivo é o novo logo da Optimus.
Apenas texto, sobre uma massa do tipo bubblicious cor-de-laranja (eles chamam-lhe magma), que se move por aqui e por ali e cujo objectivo é passar a ideia de algo quente e que se multiplica (se isso é bom ou mau, veremos como trabalharão este posicionamento e como controlarão as nuances perigosas do mesmo que podem fazer resvalar isto).

Para já, é um facto que a campanha e este magma resultam muito melhor em televisão. Ou então a agência soube trabalhar a forma muito pior no papel (pois... é que no papel 'aquilo' não dá para mexer). O que se mantém é a genialidade na escolha musical dos temas, aqui a recriar (copiar!) quase integralmente os The Cure. O que não deixa de ser engraçado, esses tipos de nuances musicais negras e aqui e acolá depressivas e os olhos pintados de escuro agora refrescados para uma geração colorida, fresca e bem mais positiva.

Entrando no sítio da Optimus, em www.optimus.pt, logo na homepage, fico atónito com uma das aplicações:
Eu diria que a manequim, incauta, acabou por ser vítima de um abalroamento do tal magma. Apanhada! Bolas! o vil alienígena fez das suas!!!

A mim, que sou cinéfilo, isto parece-me uma clara inspiração num qualquer filme de ficção científica onde uma das desgraçadas passageiras da nave é aqui abalroada pelo malvadão extra-terrestre. Mais decisiva ainda é a alusão ao filme "The Abyss", de James Cameron (ver info no IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0096754/), que curiosamente é também o pai de "Alien".


Uma das inspirações pode ter sido a imagem da JOOST tv.
A JOOST, no entanto, criou com a palavra o próprio logo, adicionando depois um elemento (quase) sempre presente e distintivo que são os raios multicores de luz. A Optimus prefere o nome da marca num tipo de letra facilmente copiável (e portanto menos distintivo) e usa a presença do magma de cor laranja como elemento omnipresente.

Ler depois que este foi o maior 'rebrandig' alguma vez feito em Portugal, também me parece exagerado (ler o artigo na Meios & Publicidade: "O maior rebranding alguma vez feito em Portugal" ).

Pode até sê-lo (eu duvido, depois do esforço e investimento feitos pela tmn), mas então expliquem-me porque é que há uma assinatura da marca e eu ainda não ouvi falar dela. É estratégia? Humm... então veremos no que raio dá essa tal de inovadora estratégia que é lançar uma imagem sem qualquer valor bem definido, apenas o nosso mui amigo magma cor-de-laranja-inspirado-no-abismo-do-james-cameron.

E convém não esquecer onde vivia a tal 'coisa' que aparece no Abismo...
...bem lá no fundo do oceano.

POSTED BY Unknown
POSTED IN , , ,
DISCUSSION 1 Comment

One Response to : www.optimus.pt - OPTIMUS lança nova imagem de marca

  1. Anónimo says:

    correcçao* a musica da publicidade da optimos nao é dos The Cure, mas sim dos Shout Out Louds- Tonight I have to leave it
    ;)